terça-feira, 20 de novembro de 2012

Alter do Chão - Coudelaria Comemora 264 Aniversário


A Coudelaria de Alter do Chão que este ano celebra o seu 264 aniversário, situa-se próxima à freguesia de Alter do Chão, numa vasta propriedade Alentejana.

Antiga Coudelaria Real, fundada pelo rei D. João V em 1748, com vista à criação de cavalos de raça lusitana para a Picaria Real, esta foi uma das instituições mais importantes para a divulgação do nome de Alter do Chão e para a continuidade e preservação da raça equestre, expressa no desejo do rei em “Que se conserve sempre pura esta raça".
Oriundo da Coudelaria de Alter era o famoso cavalo "Gentil", modelo de cavalo da estátua de D. José no Terreiro do Paço em Lisboa.

Até ao início do século XIX a Coudelaria viveu um período áureo, que foi desde aí perturbado por períodos complicados da sua existência, renascendo depois com outro fôlego, vontade e dinamismo, hoje novamente ameaçada pela grave crise que atingiu o país.  

Apesar dos tempos difíceis que novamente atravessa, a Coudelaria é hoje em dia constituída por diversas valências, nos seus 300 hectares de paisagem de grande beleza, onde impera a paz de espírito.
Aqui funciona a Escola Profissional de Agrícola de Alter do Chão, a Escola Portuguesa de Arte Equestre, um Pólo da Universidade de Évora, núcleos de investigação, de selecção e melhoramento da raça, infra-estruturas Hípicas e Desportivas, a Falcoaria, entre outras valias, como a Casa do Arneiro, um espaço reservado ao alojamento de professores e conferencistas.

A Coudelaria oferece também núcleos museológicos e zoológicos de grande interesse, bem como diversas actividades pedagógicas, centradas na evolução e divulgação da preservação ambiental, patrimonial e turística.

Um dos espetáculos imperdíveis na Coudelaria é a "saída da éguada", quando diariamente todas as éguas saem para a pastagem no campo.

Contato:

Tapada do Arneiro, Apartado 80 (7441-909 Alter do Chão)
Tel.(+351) 245610060 / 74

Para mais informação consultar programa das comemorações em anexo.

Sem comentários:

Enviar um comentário