sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Monforte – Câmara aprovou criação da Universidade Sénior


As Universidades Seniores consistem num modelo de formação de adultos que apresenta excelentes indicadores de sucesso a nível mundial, pois oferecem um leque diversificado de atividades culturais, recreativas, científicas e outras de incentivo à aprendizagem, assumindo-se, inquestionavelmente, como uma das respostas de âmbito social mais eficientes que hoje são prestadas junto de grupos abrangidos por faixas etárias mais avançadas. Constituem, também, um meio privilegiado de divulgação e valorização de determinados recursos existentes nos territórios onde estão inseridas, fomentando a cooperação empresarial e institucional através da celebração de protocolos, tanto a nível local, como regional ou nacional.

De entre os seus efeitos mais significativos, salientam-se a promoção dos direitos e iguais oportunidades à população e o combate ao isolamento e à exclusão social dos mais idosos, destinando-se aos cidadãos com idade igual ou superior a 50 anos, independentemente do seu nível de escolaridade e desde que possuam robustez física e psíquica adequada à realização das atividades.

As atividades desenvolvidas pelas Universidades Seniores são asseguradas por professores e colaboradores em regime de voluntariado.
O funcionamento da Universidade Sénior de Monforte envolverá necessariamente vários serviços da Câmara Municipal de Monforte, sobretudo os que atuam nas áreas do desporto, da cultura e do turismo.

A fundação da Universidade Sénior de Monforte requer um investimento que comporta, apenas, o custo da sua inscrição na Rede de Universidades da Terceira Idade (RUTIS), valor que corresponde à quantia de 60 euros anuais, e as despesas de contratualização dos seguros de acidentes pessoais para alunos e para professores e de todo o investimento logístico de apoio à equipa pedagógica.

Foi a partir desta fundamentação que, em reunião do dia 6 de novembro de 2012, a Câmara Municipal de Monforte aprovou, por unanimidade, a criação da Universidade Sénior de Monforte, a qual, segundo o que está previsto, iniciará a sua atividade em janeiro do próximo ano.
Fonte: Município Monforte  

Sem comentários:

Enviar um comentário