quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Alentejo - Corticeira Amorim plantou 2012 sobreiros em Ponte de Sôr

 Florestar Portugal com flora autóctone foio mote que impulsionou a plantação de 2012 sobreiros por colaboradores da Corticeira Amorim, no passado dia 24 de Novembro, em Ponte de Sôr, no distrito de Portalegre. A acção desenrolou-se em estreita ligação com o projecto Floresta Comum da QUERCUS, com a colaboração da Santa Casa da Misericórdia de Ponte de Sôr – proprietária da Herdade do Monte Velho, onde se realizou a plantação.

A plantação foi levada a cabo pelos colaboradores da Corticeira Amorim, maioritariamente das unidades industriais localizadas a Sul do Tejo, alguns meses depois da acção feita no Norte de Portugal. Um dia após a celebração do Dia da Floresta Autóctone, esta acção visa aumentar o número de sobreiros por hectare nas actuais áreas de produção suberícola. O sobreiro, recorde-se, foi instituído Árvore Nacional de Portugal e destaca-se, a nível ambiental, o seu papel fundamental na fixação de CO2, na preservação da biodiversidade e no combate á desertificação.

Segundo um relatório da WWF, Portugal é e será um dos países do Sul da Europa mais afectados pela desertificação, acelerada pelo fenómeno do aquecimento global. Note-se ainda que as zonas mais susceptíveis à desertificação – a perdas de fertilidade do solo, de produtividade biológica e de potencial de produção económica – coincidem com as áreas onde se assiste a fenómenos de despovoamento mais acentuados.

Dado que o sobreiro está na base de um ecossistema (Montado) que tem associado níveis elevados de biodiversidade, a melhoria da matéria orgânica dos solos e a regulação do ciclo hidrológico, é reconhecido como uma espécie prioritária no combate à desertificação.

Medidas como o adensamento das áreas ou de novas plantações de sobreiro afiguram-se assim como uma solução para travar o processo de degradação do solo e de perda da produtividade biológica e económica.

Esta plantação sucede iniciativa que decorreu em Vila Pouca de Aguiar, em que se plantaram 3400 sobreiros.

Cientes da importância do sobreiro, quer em termos económicos e de negócio, quer no que respeita aos benefícios para a sociedade que resultam de uma boa gestão de áreas de montado, os colaboradores da Corticeira Amorim iniciaram em 2011 acções estruturadas de florestação, que após esta iniciativa passam a contar com a plantação total de 6100 sobreiros em território nacional.


Corticeira  Amorim:

Tendo iniciado a sua actividade no século XIX, a CORTICEIRA AMORIM tornou-se na maior empresa transformadora de produtos de cortiça do mundo, gerando um volume de negócios de 495 milhões de euros em 103 países. A CORTICEIRA AMORIM e as suas subsidiárias fazem parte de um esforço concertado para a conservação e preservação de milhões de sobreiros espalhados pela bacia do Mediterrâneo. Temos orgulho da nossa contribuição na correcta utilização desta importante floresta que desempenha um papel fundamental na fixação de CO2, na preservação da biodiversidade e no combate à desertificação. Para saber mais informação pode a visitar os seus websites informativos em www.amorim.com e www.corkfacts.com
.


Sem comentários:

Enviar um comentário