quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Exposição - Natal em Arte Sacra do Baixo Alentejo no Palácio Nacional de Belém



O Palácio Nacional de Belém vai dedicar este ano a sua exposição de Natal à arte sacra do Baixo Alentejo, numa iniciativa do Museu da Presidência da República e do Departamento do Património Histórico e Artístico (DPHA) da Diocese de Beja.

A exposição vai ser inaugurada esta sexta-feira pelo presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, e poderá ser visitada até ao dia 14 de Janeiro.

A iniciativa tem como título 'E um Filho nos foi dado', apresentando quase uma centena de obras de arte, provenientes de museus, igrejas e coleções particulares, as quais permitem “traçar uma panorâmica da riqueza patrimonial do atual território da diocese de Beja, a segunda mais vasta do país”.

Segundo o diretor do DPHA da Diocese de Beja e comissário da exposição, José António Falcão, esta mostra “dá a primazia à vivência comunitária da devoção ao Deus Menino, sinal da identidade de uma região que se orgulha das suas tradições natalícias, mas propõe uma reflexão mais alargada em torno do diálogo da cultura com a religião”.

Segundo os responsáveis da instituição católica, a arte sacra do Alentejo meridional "tem sido, nas últimas décadas, alvo de um ousado projeto para o seu resgate, numa luta difícil contra o abandono e os furtos, mas já com provas dada".

"Hoje constitui um dos valores patrimoniais mais apreciados da região e tornou-se, inclusivamente, uma alavanca ao serviço do desenvolvimento local", acrescenta nota de imprensa da Agência Ecclesia.

Sem comentários:

Enviar um comentário