sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Elvas – III edição das Jornadas da Diabetes do Alentejo


 O Centro de Negócios Transfronteiriços de Elvas, acolhe esta sexta-feira e sábado a III Edição das Jornadas da Diabetes do Alentejo.

 O evento é presidido por Loff Barreto, com organização da Unidade Funcional da Diabetes do Hospital de Santa Luzia e dos núcleos de diabetes dos hospitais de toda a região alentejana.

 O programa tem início pelas 9h00 com a conferência inaugural - “Insulinoterapia funcional” por Luís Andrade, seguida de mesa redonda dedicada à "Educação terapêutica”.

A sessão oficial acontece de abertura, com entidades convidadas, está marcada para as 12h00.

Os trabalhos prosseguem na parte da tarde com um simposium e um workshop dedicados à “Dislipidémia e doença renal crónica na diabetes” e “Educação sobre terapêuticas do diabético”, respectivamente. O programa deste desta sexta feira conclui com uma mesa redonda que reúne e apresenta diferentes experiências de serviços sobre “O pé do doente diabético”, a discussão dos posteres a concurso e a apresentação de casos clínicos.

O programa social da iniciativa integra neste dia um jantar convívio entre os participantes.

Para sábado está marcada, às 9h00, uma mesa redonda dedicada aos “Novos fármacos no tratamento da diabetes tipo 2”, a que se seguirá a entrega dos prémios do concurso de posteres.

A terceira edição das Jornadas da Diabetes do Alentejo termina no final da manhã com uma conferência intitulada “As respostas culturais da Humanidade às diversas etapas do crescimento populacional” e a cerimónia oficial de encerramento.

Em Arronches a problemática da diabetes vem sendo acompanhada desde há vários anos pelo Dr. Eliseo Senante, promovendo junto da população diversos encontros com o objetivo de consciencializar a população sobre a importância da prevenção e controle desta doença.

O que é a Diabetes:

A diabetes é uma doença crónica caracterizada pelo aumento dos níveis de açúcar (glucose) no sangue. À quantidade de glucose no sangue, chama-se glicemia. Ao aumento da glicemia, chama-se: hiperglicemia.

Sem comentários:

Enviar um comentário