sábado, 2 de março de 2013

Estremoz – Palestra “A mulher do lenço preto e as outras”



No ano em que se assinala o centésimo aniversário do nascimento de Álvaro Cunhal, a Associação Filatélica Alentejana, de Estremoz, associa-se às múltiplas homenagens que decorrem um pouco por todo o país, dinamizando um conjunto variado de iniciativas que, sob a epígrafe “ÁLVARO CUNHAL – POLÍTICO E HOMEM DE CULTURA”, visam dar a conhecer a vida, o pensamento e a obra de Álvaro Cunhal.

Todas as iniciativas terão lugar na Sala de Exposições do Centro Cultural de Estremoz, na Rua João de Sousa Carvalho. O ciclo iniciou-se a 23 de fevereiro com a inauguração, da exposição "ÁLVARO CUNHAL - Centenário. Vida, pensamento e luta: exemplo que se projeta na atualidade e no futuro."

Seguir-se-ão nos meses seguintes, sempre a partir das 16h00 horas, palestras a cargo de destacadas personalidades, conhecidas pelo seu ativismo político, cívico ou cultural, com um elo comum: serem naturais ou residentes em Estremoz. A calendarização das palestras é a seguinte:

- Dia 9 de março - MARIA DO CÉU PIRES (Álvaro Cunhal - A mulher do lenço preto e as outras.)

- Dia 27 de abril - RITA RATO (Álvaro Cunhal - Atualidade do seu pensamento.)

- Dia 18 de maio - FRANCISCA MATOS ("Até amanhã, Manuel Tiago" ou o neorrealismo como projeto de resistência.)

- Dia 15 de junho - JORGE ALVES (Álvaro Cunhal - O Homem e a Arte.)

- Dia 13 de julho - JÚLIO REBELO (Uma leitura da perspetiva estética de Álvaro Cunhal.

A iniciativa tem o apoio da Associação Filatélica Alentejana, de Estremoz, Partido Comunista Português e Câmara Municipal de Estremoz.

Sem comentários:

Enviar um comentário