quinta-feira, 23 de maio de 2013

Alegrete – Inauguração dos Corredores Ecológicos


A presidente da Câmara de Portalegre, Adelaide Teixeira procedeu à assinatura de Protocolo e Inauguração dos Corredores Ecológicos de Alegrete, numa cerimónia publica que teve lugar na passada quarta feira dia 22 de maio pelas 18h00 no castelo.

No âmbito do PROVERE, a intervenção, executada numa paisagem protegida (Parque Natural da Serra de São Mamede e Rede Natura 2000) foi desenvolvida, considerando as premissas de proteção e conservação do ecossistema e das espécies existentes no território local.

Os percursos que perfazem cerca de 1,8 Km atravessam unidades de paisagem diversificadas, designadamente a encosta de São Pedro, o Vale onde se situa a Fonte em Baixo e o cume da serra, o Sítio do Pico. A biodiversidade é elevada, composta por espécies animais e vegetais de extrema importância ecológica que importa salvaguardar.

Entre outras intervenções destaca-se o Centro de Apoio ao Birdwatching, a Torre das Rapinas e a Torre das Aves Ribeirinhas. O Centro de apoio será o local de encontro, de receção dos caminhantes, de estudo, de exposições, entre outras. No castelo poderão ser realizados workshop`s ao ar livre, relacionados com a observação da natureza.

Não obstante a temática emblemática e a alavanca de todo o projeto, ter sido o Birdwatching, os corredores foram pensados de forma global, realçando os valores autênticos que elevam Alegrete a uma vila histórica de extrema beleza e singularidade, não só pelo seu casario tradicional mas também pelo seu imenso potencial natural.

A gestão do projeto foi entregue à associação “Naturgrafia”, com sede na freguesia de Reguengo, que o pretende dinamizar com a realização de workshops, atividades de campo, observação de aves e promoção da fotografia.



Sem comentários:

Enviar um comentário