sábado, 4 de maio de 2013

Esperança – Inaugurou Centro Interpretativo de Identidade Local


 O Centro Interpretativo de Identidade Local de Esperança, foi inaugurado este sábado dia 4 de maio, numa cerimónia que decorreu pelas 15h00, presidida pela Eng. Fermelinda Carvalho, presidente da Câmara Municipal de Arronches e Dr. Juscelino Pires, presidente da Junta de freguesia de Esperança, contou com a presença de autarcas do concelho e entidades convidadas, assim como numerosa participação por parte da população.

O Centro Interpretativo resultou de um projeto desenvolvido pela Câmara Municipal de Arronches tendo em vista a preservação da memória histórica de Esperança, com destaque para a arte rupestre.

Segundo a presidente do município local, Fermelinda Carvalho o investimento de mais de 590 mil euros, comparticipado em 85% por fundos comunitários, “justifica-se porque vai dar um grande dinamismo à freguesia”.

A autarca, explicou que a freguesia de Esperança é rica em arte rupestre e o Centro Interpretativo de Identidade Local pretende “contar a história da região, articulando a agricultura com a arte rupestre”.
Este novo espaço Museológico resultou da reconversão das instalações do antigo lagar de azeite adquirido pela autarquia à família Correia.

O Centro Interpretativo de Identidade Local de Esperança, é apenas uma memória e um convite para partir para a descoberta desde território raiano.
Encontrar as pinturas rupestres as casas caiadas, as igrejas, os trilhos na raia de antigos contrabandistas e sobretudo as pessoas e as suas e as suas vivências "cotidianas" é realmente o desafio sugerido aos visitantes.

Estas paredes que preservam a memória do ciclo do azeite mostram de forma breve, o pulsar continuado de uma população que guarda com orgulho as suas tradições, hoje aqui preservadas, mas ainda vividas lá fora podendo ser partilhadas e admiradas pelos turistas que nos visitam.

Aberto de terça feira a domingo das 10h00 – 13h00 e das 14h00 -18h00 – Encerra à segunda feira e feriados,  O Centro Interpretativo de Identidade Local de Esperança  está localizado na Rua General Humberto Delgado, podendo o mesmo ser contatado pelo Tlf. 245 561 038.
Fotos: Martinho Manuelito / E. Moitas 














Sem comentários:

Enviar um comentário