quinta-feira, 13 de junho de 2013

Batalha dos Atoleiros vai animar Fronteira de 21 a 23 de junho


 A abertura oficial da Feira Medieval realiza-se na sexta-feira, dia 21, pelas 18h00, mas o “julgamento de desordeiros castelhanos e aplicação da sentença em praça pública” será certamente o momento mais alto do dia.

No sábado a não perder o “assalto ao Burgo de Fronteira”, cenário em que as hostes de Castela vêm pôr cerco junto às muralhas e os homens de armas da Vila irão ripostar. Ao longo do dia haverá diversas animações de rua, desde danças e músicas medievais, passando por jogos de destreza típicos da época e até espetáculos com cuspidores de fogo e malabaristas, animação, comes e bebes tradicionais.

À disposição dos visitantes, nos vários dias e noites da feira, estão diversas tabernas com comes e bebes tradicionais.
No domingo, dia 23 realiza-se, pelas 15h00, a Recriação da Batalha de Atoleiros, na zona industrial de Fronteira.

Um fim de semana para regressar à Idade Média e fazer parte de um momento único da história portuguesa. 

A Feira Medieval abre as portas sexta das 18h00 às 23h30, sábado entre as 12h00 e as 23h30 e domingo entre as 11h00 e as 22h00, sempre com entrada gratuita.

A Batalha e o Centro de Interpretação

A 6 de Abril de 1384, no sítio pantanoso de Atoleiros, entre Fronteira e Sousel, D. Nuno Álvares Pereira venceu o exército castelhano, apesar de ser em maior número, graças à tática do quadrado, completamente inovadora para a época.
Não se registaram mortos das tropas portuguesas, nem feridos, ao contrário dos invasores que sofreram pesadas baixas. Esta vitória foi ainda mais significativa porque a invencibilidade castelhana caiu por terra e iniciou-se um processo de afirmação da nação portuguesa, que, com a crise de 1383/1385, consagra a identidade de Portugal enquanto país.


Sem comentários:

Enviar um comentário