domingo, 9 de junho de 2013

Elvas – Programa das Comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas

A cidade de Elvas acolhe, este ano, as comemorações oficiais do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, a 10 de junho, com o programa a estender-se de 7 a 10 de junho.

Esta é uma organização da Presidência da República e da Câmara Municipal de Elvas, sendo a primeira vez que as comemorações oficiais têm lugar numa cidade que não é capital de distrito e, pela segunda vez, no interior do país.

O programa das comemorações arrancou a 7 de junho (sexta-feira), prolongando-se até dia 10 (segunda-feira), no Parque do Viaduto, nomeadamente nas áreas entre os jardins Municipal e das Laranjeiras, uma exposição de Atividades Militares Complementares, que contempla demonstrações estáticas e de capacidades; stands de divulgação e recrutamento e concertos das Bandas dos três ramos das Forças Armadas.

A 8 de junho (sábado) realizou-se, pelas 21h30 , um concerto com a Banda do Exército, no Parque do Viaduto.

A 9 de junho (domingo), pelas 10.30 horas, tem lugar a cerimónia do içar da Bandeira Nacional na Praça da República, seguindo-se o descerrar de Placa que assinala a inscrição de Elvas na lista do Património Mundial UNESCO, na Parada do Castelo.

À tarde, pelas 18 horas, decorre uma demonstração gímnica do Colégio Militar no Viaduto e meia hora depois, junto às Sochinhas, acontece a inauguração da Avenida do Dia de Portugal, que vai da Rotunda do Forte de Santa Luzia às Sochinhas.

Às nove e meia da noite, tem lugar o concerto pela Banda da Armada, no Parque do Viaduto, e uma hora depois, no Coliseu José Rondão Almeida, atua a fadista Mariza, acompanhada pela Sinfonietta de Lisboa.

O ponto alto das comemorações é no dia 10 de Junho, segunda-feira e feriado nacional, realizando-se pelas 09h30 uma Cerimónia Militar no Rossio de São Francisco, junto ao Aqueduto da Amoreira, que é presidida por sua Excelência o Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas, que contará com a presença de altas individualidades civis e militares, nacionais e estrangeiras.

Ainda neste dia, pelas 18 horas, realiza-se a cerimónia do arriar  da Bandeira Nacional, na Praça da República. No Parque do Viaduto, pelas 18h15 horas, acontece uma demonstração gímnica do Instituto Pupilos do Exército e encerram as comemorações o concerto com a Banda da Força Aérea, no Parque do Viaduto.

Ao longo destes dias, há um condicionamento de trânsito em diversas artérias da cidade. 


Sem comentários:

Enviar um comentário