terça-feira, 16 de julho de 2013

Arronches - Campanha de Escavações no Abrigo Pinho Monteiro e Anta de Nave Fria


Durante o mês de julho de 2013, decorre no concelho de Arronches (freguesia de Esperança), mais uma Campanha de Escavações Arqueológicas na zona das Pinturas Rupestres da Serra do Cavaleiro e Anta de Nave Fria, dirigida pelo arqueólogo Dr. Jorge Oliveira, em colaboração com a Dr.ª  Clara Oliveira, e integradas no Projeto Ara – Arte Rupestre de Arronches.

Nesta campanha para além da continuação da escavação no Abrigo Pinho Monteiro, estão também previstos trabalhos num “estranho dólmen” que se localiza a curta distância deste abrigo numa zona conhecida por Nave Fria: “É provável que neste dólmen e noutro que não muito distante também se encontra possam estar tumulados os artistas que pintaram o tecto desta e doutras grutas que na zona se conhecem”.

O projecto conta com a colaboração do Departamento de Física Nuclear da Universidade da Extremadura, em Badajoz, que desenvolveu vários estudos por fluorescência de raio x para identificação da composição química dos pigmentos das pinturas e do Laboratório Hércules da Universidade de Évora que tem vindo a estudar, por outros processos, as variantes das tintas usadas nas pinturas.

Os trabalhos contam com a colaboração do Laboratório de Arqueologia da Universidade de Évora, onde participam alunos de Arqueologia da Universidade de Évora, da Universidade de Lisboa e da Universidade do Algarve.

O financiamento desta investigação é assegurado pela Câmara Municipal de Arronches.

Fotos: Jorge Oliveira



Sem comentários:

Enviar um comentário