quarta-feira, 24 de julho de 2013

GNR desmantela Centro de receção de resíduos ilegais na cidade de Elvas


O Destacamento Territorial de Elvas, através do Núcleo de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), e do Núcleo de Investigação Criminal, desenvolveu durante o dia 24 de Julho de 2013, uma operação de combate ao furto de metais não preciosos, da qual resultou a apreensão de mais de 200 Kg destes materiais (cobre e alumínio) e o encerramento e selagem das instalações onde operava um centro de receção de resíduos ilegal (sucateira) no perímetro urbano de Elvas.

No decorrer da operação verificou-se que as instalações daquele centro, devidamente dissimuladas e de difícil deteção, serviam para a recetação, desmantelamento e transformação daí resultando Veículos em Fim de Vida (VFV), de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE) e ainda de outro tipo de material ferroso, para além dos metais não preciosos. Durante a fiscalização verificou-se que aquele centro funcionava à margem da lei e sem qualquer licenciamento e conhecimento das entidades competentes.

Por outro lado foi possível recolher prova que demonstra que aquele centro também se dedicava à recetação de metais não preciosos, sobre os quais recaem fundadas suspeitas de serem furtados.

Neste sentido e uma vez que tal atividade carece de licenciamento pelas entidades competentes, foram identificados dois indivíduos de sexo masculino com 46 e 47 anos idades, de nacionalidade portuguesa, procedendo-se ainda ao encerramento e à selagem das instalações.

Esta operação resultou de investigações desenvolvidas pela Guarda Nacional Republicana de Elvas nos Concelhos de Arronches, Campo Maior, Elvas e Monforte.

A apreensão efetuada e a identificação destes dois (2) indivíduos, constitui mais um passo na luta diária contra o furto de metais não preciosos que se tem revelado um grande flagelo em todo o Território Português.

Sem comentários:

Enviar um comentário