sábado, 21 de setembro de 2013

Elvas - Milhares de visitantes no primeiro dia da romaria do Senhor Jesus da Piedade


 Milhares de pessoas participaram na passada sexta-feira dia 20 de Setembro na romaria do Senhor Jesus da Piedade.

Ao final da tarde milhares de fiéis integraram a tradicional Procissão dos Pendões que percorreu que saiu da Sé e durante horas percorreu as ruas da cidade até ao santuário do Senhor Jesus da Piedade.

Após a chegada da Procissão ao Santuário teve lugar uma alocução pelo arcebispo de Évora, D. José Alves, que destacou a fé para com o Senhor Jesus da Piedade que ano após ano volta mobilizar milhares de fiéis vindos de toda a região e da vizinha Extremadura espanhola.  

A Expo São Mateus 2013, que decorre integrada na romaria do Senhor Jesus da Piedade, acolheu na noite de abertura o cantor Emanuel para um excelente concerto que lotou por completo o espaço da Expo São Mateus.
   
O Desfile de carroças dos Romeiros de Vila Boim, onde tivemos oportunidade de ver o amigo José Rodrigues Bicho, de Esperança que este ano participou do desfile, foi outro dos atrativos do primeiro dia do São Mateus 2013, dia este que encerrou com chave de ouro com um grandioso espectáculo de Pirotécnico, já entrada a madrugada.

Para este sábado, 21 de setembro, segundo dia das Festas de São Mateus, o programa teve início logo cedo, pelas 09h00 da manhã, com a alvorada de fogo de estalaria. Às 10h00, arruada pela Banda 14 de Janeiro nas ruas da cidade.

A II Maratona Fotográfica Digital de Elvas, decorre entre as 10 e as 19 horas, numa organização da Fundação João Carpinteiro- Museu de Fotografia.

Pelas 10h30,  teve lugar a arruada com a orquestra de percussão Bomb´alen no centro da cidade. Às 11h00, no Santuário, missa solene com a participação do Coral Senhor Jesus da Piedade e pregação a cargo do bispo emérito de Faro D. Manuel Madureira.

Às 15h00,  a Banda 14 de Janeiro de Elvas regressou às ruas para mais uma arruada. Pelas 17h00 foi inaugurada a exposição fotográfica sobre a cidade de Elvas, de autoria de cinco fotógrafos da Associação 1/4 Escuro, de Vila Real de Stº António. A mostra fica patente até 20 de outubro. Às 18h00, exposição e adoração do santíssimo no santuário do Senhor Jesus da Piedade. Pelas 21h00, missa solenizada pelo Coral do Senhor Jesus da Piedade. Às 21h30 os Bomb´alen regressam ao recinto da feira para habitual animação com a orquestra de percussão. A corrida de touros de Gala à antiga portuguesa a favor da APPACDM no Coliseu de Elvas está marcada para as 22h00. A essa hora, no palco da expo São Mateus, cantam os angolanos "Irmãos Verdade". A partir da 01h00 tem lugar o espetáculo pirotécnico Lusitano com fogo preso.

Ver programa completo até ao final da romaria  aqui: 










Sem comentários:

Enviar um comentário