domingo, 29 de setembro de 2013

Portalegre – Ermida de S. Mamede já nem a cantaria de portas e janelas escapa aos ladrões

A antiga ermida de São Mamede, situada na freguesia do Reguengo no meio da Natureza, em plena Serra de S. Mamede, tem sido nos últimos tempos alvo de diversos atos de vandalismo e pilhagens, com a desmontagem das pedras da cantaria de portas e janelas do monumento a serem roubadas nos últimos dias.  

Outrora local aprazível na serra, ali se reuniam famílias, e se celebrava a festa em Honra de S. Mamede, a 17 de Agosto de cada ano, outras festividades, também ali surgiam, ou comer o chibo na segunda-feira de Páscoa.

Segundo as Memórias Paroquiais da freguesia de Reguengo, comarca de Portalegre
[ANTT, Memórias Paroquiais, Vol. 31, nº 53, pp. 303 a 306] - 1758, Maio, 23 

Na Provincia do Alentejo em hum Ameno vergel está situada a freguezia do Reguengo termo da cidade de Portalegre.
He de sua Magestade, não tem, nem Consta ter outro Senhorio.
Tem cento, e vinte e quatro vezinhos, e quatrocentas e quarenta, e hum [sic] pessoas de hum e outro secsso.

Está situada emtre huns outeyros, que ficão emtre as duas famozas serras chamadas de Portalegre, e são Mamede de cujas iminençias se avistão de toda a parte, a que pode chegar a vista.
He termo da cidade de Portalegre não tem povoassão alguma por que os seus freguezes viuem separados por cazais, e fazendas.

Está distante da cidade de Portalegre mais de meya legoa.
O seu orago he são Gregorio Magno tem tres altares o Altar mor em que se venera o Santo no Collateral da mão direyta Nossa senhora com o titulo dos Remédios com confraria, e outro de sancto Antonio.

O Parrocho he cura annual que o Excelentissimo Senhor Bispo aprezenta todos os annos tem de Congrua noventa alqueires de trigo, que lhe pagão os mesmosfreguezes por lançamento.

Tem huma Ermida filial de são Mamede está quasi no cume da serra para o nascente do qual Sancto tomou o nome a dita serra. Tem outra de Iesus, Maria, Iosé, na Quinta de André Zuzarte // [...] de campos cavalheiro da cidade de Portalegre. Na Ermida de são Mamede se fás a sua festa no dia dezassete de Agosto a que concorre muytas pessoas de varias parte com suas ofertas de que se ajuda a tal festa.

Esta freguezia he muito abundante de varias castas de frutos.

Sem comentários:

Enviar um comentário