segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Portalegre - GNR recolhe Abutre negro


O Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) do Destacamento Territorial de Portalegre da Guarda Nacional Republicana procedeu à recolha de um abutre-negro (Aegypius Monachus).
A ave foi encontrada numa propriedade privada, em Vale do Peso, no concelho do Crato.

A ave que não conseguia levantar voo não apresentava quaisquer ferimentos, pelo que poderia estar só exausta e desnutrida. Por isso, foi hoje, segunda-feira dia 21, entregue ao Instituto da Conservação da Natureza, através do Parque Natural da Serra de São Mamede.

Distribuição geográfica

Na Europa está presente na Península Ibérica, incluindo Baleares, e nos Balcãs. Depois na Turquia, através do Cáucaso, Irão, Afeganistão até ao sul da Sibéria, Mongólia e norte da China e extremo norte da Índia. Populações invernantes até ao sul do Sudão, Médio Oriente, Paquistão, noroeste da Índia e Coreia.
Em Portugal ocorre no Leste e Centro-Sul do território continental, ao longo da região fronteiriça do território continental entre Beira Baixa e Alentejo, sendo um visitante esporádico na região do Douro Internacional. Depois de um declínio acentuado ao longo da primeira metade do séc. XX e de se ter extinguido como reprodutor nos anos 70, em 2010, 4 casais de abutre-preto voltaram a nidificar em Portugal.
Foto: Manuel Arribas

Sem comentários:

Enviar um comentário