quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Arronches – Exposição “Registos da Minha Devoção” até ao final de dezembro


A Galeria do Centro Cultural de Arronches, acolheu esta quinta-feira dia 5 de dezembro, pelas 18h00 a exposição “Registos da Minha Devoção”, da autoria de Miguel Pires de Azevedo.

Na cerimónia de inauguração marcaram presença a senhora Presidente de Câmara, Eng. Fermelinda Carvalho e Vereadores João Crespo e José Bigares, entre outros deputados municipais, autor desta mostra e população em geral.

Os “Registos” são uma arte antiga que nos conduz até aos finais do século XVIII tendo a sua origem nos conventos. As monjas decoravam as paredes das suas celas com as imagens dos Santos da sua devoção, mas com o requinte de as colocarem dentro de uma caixa de vidro que ornamentavam com os materiais que a Igreja lhes proporcionava.

Miguel Pires de Azevedo, artista natural de Lisboa, mas a residir em Almeirim conjuga, com arte e sensibilidade, esta antiga tradição onde o tecido, papel, flores e galões dourados resultam em bonitos registos não só com caixas de vidro mas utilizando também outras técnicas, dando-lhes sempre um toque muito especial.

Licenciado em história, pós graduado em Museologia pela Universidade de Évora e pós graduado em Apoio Educativo especial no Agrupamento de Escolas de Fazendas de Almeirim, Miguel Azevedo integrou a Comissão de Arte sacra da Diocese de Santarém, colaborou na edição de alguns livros alusivos a esta temática e efetuou diversas exposições entre 1996 e 2013 em diversos pontos do país.

Esta excelente mostra de arte sacra conventual agora exposta em Arronches poderá ser visitada de 5 a 31 de dezembro na Galeria do Centro Cultural de Arronches.
Os registos expostos poderão ser adquiridos ou encomendados.







Sem comentários:

Enviar um comentário