sábado, 25 de janeiro de 2014

Arronches – Agrupamento de Escolas participou no Desafio "Agora o escritor és tu!"

À semelhança dos anos anteriores, a revista "Visão Júnior" lançou um novo desafio às escolas do ensino básico. Desta vez, convidando os alunos a continuar uma história de um autor português.

Partindo das obras das Metas Curriculares, cada grupo de alunos participantes terá de ler a obra indicada para o seu ano de escolaridade e escrever a continuação da história, bem como, criar uma nova capa para a obra.
As obras selecionadas foram as seguintes:

5º ano: Contos e Lendas de Portugal e do Mundo, de João Pedro Mésseder e Isabel Ramalhete;
6º ano: Pedro Alecrim, de António Mota;
7º ano: A Substância do Amor e outras Crónicas, de José Eduardo Agualusa;
8º e 9º anos: A Inaudita Guerra da Av. Gago Coutinho, de Mário de Carvalho.

A Biblioteca da Escola de Arronches possui algumas destas obras, e o livro escolhida para participar foi Pedro Alecrim, de António Mota.

Foi nesta sequência que a professora Fernanda Pinheiro e um grupo de alunos da Agrupamento de Escolas de Arronches se deslocou às instalações da revista Visão Júnior, em Paços D’Arcos, para participar numa conversa com o escritor António Mota, juntamente com mais de setenta alunos de vários pontos do país.

Na página do facebook da Biblioteca do agrupamento de Escolas, a professora Fernanda Pinheiro, deixa um Obrigado a todos, referindo”  Foi, sem dúvida, um dia inesquecível, como muitos outros que a profissão que escolhi me tem permitido viver. Quem me conhece, sabe que os livros me «alimentam o espírito». Poder usufruir destes momentos (e proporcioná-los) é um privilégio que tenho de agradecer à minha escola e aos meus alunos. Maria Eduarda, vamos continuar a participar e, quem sabe, para a próxima o prémio pode ser para os meninos do 5.º ano. Foi muito bom ver e ouvir este grande escritor! António Mota contagiou-nos com a sua simpatia e humildade. Falou da escrita com a mesma paixão com que nos contou as recordações que guarda do tempo em que foi professor”.

Sem comentários:

Enviar um comentário