quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Arronches - Vandalismo e roubos atingem sítios arqueológicos na zona das Pinturas Rupestres

Situadas no limite Sul do Parque Natural da Serra de São Mamede, na freguesia da Esperança - Concelho de Arronches, localiza-se o mais importante conjunto de Pinturas rupestres ao ar livre de Portugal, datadas do 2º e 4º milénios a.c. 

Um património que nos últimos tempos vem sofrendo ações de depredação e vandalismo, por parte de desconhecidos que furtam peças metálicas e destroem a estrutura em madeira que facilita o acesso às Pinturas Rupestres.

Apesar da parceria entre a Câmara Municipal de Arronches e a Universidade de Évora com o  projecto  “ARA - Arte Rupestre de Arronches”, aprovado pelo IGESPAR,  e dirigido pelo Dr. Jorge Oliveira, e que teve inicio em 2009 com o estudo dos Abrigos dos Gaivões e Igreja do Mouros e trabalhos arqueológicos com destaque para  Gruta do Louções e no Abrigo Pinho Monteiro, com o levantamento topográfico das grutas, localização dos painéis decorados, fotografia e decalque directo e indirecto dos pictogramas entre outros trabalhos,  não tem sido possível contrariar os atos de vandalismo e a degradação dos equipamentos de apoio aos monumentos, tais  como sinalética e passadiços em madeira.  

Actualmente os muitos visitantes que vêm ao concelho de Arronches conhecer a Arte Rupestre, dispõem da informação e apoio do Centro de Interpretação da Identidade Local, inaugurado a 4 de maio de 2013 e que resultou de um projeto desenvolvido pela Câmara Municipal de Arronches tendo em vista a preservação da memória histórica de Esperança, com destaque para a Arte Rupestre.






Sem comentários:

Enviar um comentário