quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Extremadura – Com cinco casos confirmados de gripe A na região


O Serviço Extremeño de Salud (SES) confirmou à imprensa a existência do quinto caso de gripe A H1N1 na região da Extremadura, que corresponde a uma mulher de 74 anos, internada na UCI do hospital Pedro de Alcántara de Cáceres e que se encontra estável. 

Este novo caso vem juntar-se aos quatro já confirmados, dois homens de 60 e 58 anos de idade que se encontram com prognóstico reservado e um bebé de 2 meses, todos internados no hospital de São Pedro Alcántara em Cáceres e um doente de 44 anos no hospital Infanta Cristina de Badajoz.

Em nota informativa o Servicio Extremeño de Salud (SES) recorda que a vacinação é o melhor instrumento disponível para prevenir os casos de gripe e aconselha a população a ir ao respectivo Centro de Saúde para solicitar a vacina.

Na região Alentejo é desconhecido qualquer caso de Gripe A, com a Direcção Geral de Saúde a informar que nas primeiras semanas de Janeiro a atividade gripal em Portugal foi moderada, alertando ainda que o aumento do número de casos de gripe é habitual durante o Inverno. Como tal, espera-se um aumento nas próximas semanas.

A Direção-Geral da Saúde recomenda:
Lavar as mãos muitas vezes, com água e sabão, principalmente depois de se assoar, espirrar ou tossir;
Tapar o nariz e a boca, quando espirrar e tossir, com um lenço de papel ou com o braço e nunca com as mãos. O lenço de papel deve ser deitado no lixo ou sanita;
Evitar tocar nos olhos, nariz e boca sem ter lavado as mãos;
Evitar o contacto próximo com pessoas com gripe;
Se estiver doente assegurar distância em relação a outros para não transmitir a gripe;
Se possível, ficar em casa quando estiver com gripe;
Limpar frequentemente objetos e superfícies que possam estar contaminados (maçanetas de portas, corrimãos, telefones e computadores, por exemplo);
Dormir bem, praticar atividade física, reduzir o stress, beber muitos líquidos e ter uma alimentação equilibrada;
Se estiver doente consulte o médico ou ligue para 808 24 24 24 (Linha Saúde 24).

Sem comentários:

Enviar um comentário