sábado, 18 de janeiro de 2014

Operação Baco da GNR apanhou 151 condutores com excesso de álcool


A GNR detectou, na madrugada de 18 de janeiro, 151 condutores com excesso de álcool e efectuou 58 detenções no âmbito da Operação Baco, que decorreu em todo o país, segundo dados divulgados por aquela força de segurança.

Mais de 1.600 militares fiscalizaram 4.721 condutores em sete horas, entre as 00h00 e as 07h00, de acordo com informação das  Relações Públicas do Comando Geral da GNR.

 Os militares detectaram "151 condutores com limites de álcool além do permitido por lei, 58 dos quais ficaram detidos por apresentarem uma taxa de alcoolemia considerada crime".

A Operação Baco incidiu nas vias "onde as infracções por excesso de álcool são mais frequentes e dão origem a um risco acrescido de acidentes de viação (sobretudo nos acessos a estabelecimentos de diversão nocturna), e existam dados ou indícios da prática de ilícitos de natureza criminal", indicou a GNR.

No ano passado, segundo a GNR, foram testados 1.142.176 condutores, tendo sido detectados 30.786 com uma taxa de álcool no sangue igual ou superior a 0,50 gramas por litro de sangue. Desses, 12.247 conduziam com uma taxa de álcool igual ou superior a 1,20 gramas (considerado crime).

Segundo a GNR, em 2013 baixou "de forma consistente" a sinistralidade rodoviária nas zonas à sua responsabilidade.

Ainda no decorrer desta acção o comandante do Destacamento de Trânsito do Porto da GNR, capitão Nuno Lopes, foi alvo de uma tentativa de atropelamento esta madrugada, no âmbito da Operação Baco, ficando com ferimentos ligeiros, segundo fonte oficial da força policial, o incidente registou-se quando foi mandada parar uma viatura, mas o condutor não respeitou o sinal de paragem.

O condutor colocou-se em fuga e, desta acção, resultaram ferimentos ligeiros para o capitão Nuno Lopes, que foi assistido num hospital da região.

A GNR conseguiu identificar a matrícula do veículo que, conforme se detectou posteriormente, não tinha o seguro obrigatório, nem a inspecção periódica, a viatura já  foi apreendida pelas autoridades, estando o seu proprietário identificado.

Sem comentários:

Enviar um comentário