terça-feira, 8 de julho de 2014

Fronteira da caia - GNR e Guardia Civil apreendem milhares de euros

Nos últimos dias GNR e Guardia Civil apreendem milhares de euros sem declarar na fronteira do Caia, provenientes de Espanha a diversos cidadãos de nacionalidade espanhola e portuguesa, que pretendiam depositar esse dinheiro em diferentes entidades bancarias de Elvas e Lisboa.

A primeira apreensão teve lugar no passado dia 2 de julho, quando os agentes suspeitaram de um veículo ligeiro que circulava na A-5, direcção Portugal, ocupado por dois homens, um de nacionalidade espanhola e outro de nacionalidade portuguesa, procedentes de Elche.

Depois de identificados e efectuadas buscas ao veículo, foram de detectadas duas mochilas que continham 77.000 euros, alegaram ir depositar o dinheiro em diversas contas bancarias na cidade de Elvas.  

Passados dois dias desta operação, e em outra similar levada a efeito no mesmo lugar, numa operação conjunta entre a Guardia Civil y la GNR, procedeu-se á fiscalização de um veículo ocupado por dois homens de 44 e 39 anos de idade, procedentes da localidade de Alcázar de San Juan (Ciudad Real). Neste veículo os agentes encontraram um saco de plástico que continha uma grande quantidade de dinheiro, cerca de 97.450 euros que alegaram ir levar a Lisboa sem a declaração fiscal correspondente.

Fonte da Guardia Civil, referiu que em ambas as situações, os proprietários do dinheiro deverão provar a sua procedência, dado que todas as operações para transferir ou introduzir no país quantidades de dinheiro superiores a 10.000 euros devem ser declaradas antecipadamente. Caso no se verifique está a ser cometida uma infracção da lei sobre o regime jurídico de movimento de capitais e transações económicas com o exterior e prevenção de branqueamento de capitais. 

Sem comentários:

Enviar um comentário