quinta-feira, 31 de julho de 2014

GNR deteta 55 infrações no distrito de Portalegre em camiões na "OPERAÇÃO TISPOL/ERC TRUCK AND BUS"


Na sequência da "OPERAÇÃO TISPOL/ERC TRUCK AND BUS", que decorreu uma operação de fiscalização intensiva de veículos pesados de mercadorias e passageiros, entre os dias 21 e 27 de julho, nas principais estradas do distrito de Portalegre com maior volume de tráfego deste tipo de veículos.

Os militares do comando territorial deram especial incidência nas suas ações de fiscalização ao controlo do peso e dos tacógrafos (tempos de condução, pausas, tempos de repouso, viciação e manipulação), ao acondicionamento e transporte de carga, às condições técnicas dos veículos; à condução sob efeito do álcool e à deteção de infrações de natureza fiscal, aduaneira e ambiental.

Durante a operação estiveram empenhados 188 militares, foram fiscalizados 639 condutores e detetadas 55 infrações, das quais se destacam: seis por excesso de peso e seis por carga mal acondicionada em veículos pesados de mercadorias, e ainda 5 contr-ordenações por irregularidades apresentadas no tacógrafo.

Ainda segundo a 2º Sarg. Filipa Gonçalves, do comando territorial de Portalegre da GNR, as infrações mais verificadas dizem respeito à não utilização do cinto de segurança, ao excesso do peso de carga em veículos pesados de mercadorias, ao uso do telemóvel durante a condução e a deficiências nos pneumáticos dos veículos.

A GNR apela aos condutores para que “observem o cumprimento da legislação obrigatória quanto à capacidade de carga, regulação da velocidade e respeito pelos intervalos de descanso durante a condução e o estado dos pneumáticos das viaturas”, de modo a evitarem-se acidentes que “no caso dos veículos pesados têm consequências particularmente graves”.

nível nacional e durante o período da operação, das 4160 viaturas fiscalizadas (3427 pesados de mercadorias, 733 pesados de passageiros, dos quais 402 de transporte coletivo de crianças), 839 estavam em infração. Entre as infrações registadas salientam-se as seguintes: 77 relativas a cintos de segurança, duas detetadas em transportes coletivos de crianças, e dez a sistemas de retenção de crianças; oito por condução com excesso de álcool no sangue; 100 por falta de inspeção periódica, seis das quais detetadas em transportes coletivos de crianças; 27 por uso do telemóvel no exercício da condução; 91 relativas a deficiências nos pneus, oito delas em transportes coletivos de crianças; 419 relacionadas com excesso de peso da carga transportada e 61 relativas à falta de acondicionamento e disposição da carga.

Sem comentários:

Enviar um comentário