sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Arronches – Exposição “Desenhar sem Apagar” de Amílcar Abreu

A Galeria do Centro Cultural de Arronches inaugura dia 5 de setembro pelas 18h00, a exposição “Desenhar sem Apagar” de Amílcar Abreu, natural de Arronches.

“Desenhar sem apagar nasceu também da vontade de entender Amílcar Abreu, hoje, com o olhar adulto……Revisitar Amílcar Abreu, pintor e ilustrador é um privilégio, uma narrativa em aberto feita da redescoberta de cada traço dos seus desenhos…” por João Abreu e Maria Filomena Abreu (Curadora da Exposição)

A sua obra começa a adquirir visibilidade, no início da década de 40, data em que divulga as suas primeiras aguarelas e caricaturas. Participou numa exposição coletiva, em 1947, com o "O menino Swing", "A menina Vitamina" e outras obras, que lhe valeram um destaque na imprensa pela sátira e originalidade.

O desenho foi sempre o suporte para o equilíbrio estético das suas obras e o seu traço marca pela leveza e síntese com que nos transmite a inquietação e busca pelo absoluto. Nos anos 50 deixou-nos considerável espólio, ao aceitar o convite para ilustrar o jornal infantil "Pim Pam Pum", editado semanalmente por " O Século", um dos jornais de maior tiragem em Portugal. In http://arronchesemnoticias.blogspot.pt/2014/05/portalegre-exposicao-desenhar-sem.html

Sem comentários:

Enviar um comentário