sábado, 6 de setembro de 2014

Arronches - “Desenhar Sem Apagar” uma exposição para ver até 15 de outubro


A Galeria do Centro Cultural de Arronches inaugurou no passado dia 5 de setembro, pelas 18h00, a exposição “Desenhar sem Apagar” de Amilcar Abreu, natural de Arronches.

“Desenhar sem apagar nasceu também da vontade de entender Amilcar Abreu, hoje, com o olhar adulto……Revisitar Amílcar Abreu, pintor e ilustrador é um privilégio, uma narrativa em aberto feita da redescoberta de cada traço dos seus desenhos…” refere João Abreu e Maria Filomena Abreu (Curadora da Exposição).

A sua obra começa a adquirir visibilidade, no início da década de 40, data em que divulga as suas primeiras aguarelas e caricaturas. Participou numa exposição coletiva, em 1947, com o "O menino Swing", "A menina Vitamina" e outras obras, que lhe valeram um destaque na imprensa pela sátira e originalidade.

Em suma trata-se de revisitar Amílcar Abreu, ilustrador, pintor e caricaturista nascido em Arronches a 2 de Outubro de 1922 e que, prematuramente, aos 41 anos de idade viria a falecer vítima de doença.

A cerimónia de inauguração contou com a presença dos filhos do pintor, Maria Filomena Abreu (curadora da exposição) e João Abreu, assim como autarcas, outras individualidades e público em geral.

“Desenhar Sem Apagar”, fica patente ao público até 15 de outubro, na galeria do Centro cultural. 








Sem comentários:

Enviar um comentário