terça-feira, 30 de setembro de 2014

Arronches – “Dias da memória” procuram-se testemunhos de soldados da I Guerra Mundial


Por iniciativa do Instituto de História Contemporânea, Assembleia da República assinala o Centenário da I Guerra Mundial com um conjunto de iniciativas que têm início em outubro de 2014 e prosseguem até 2018.

A evocação deste período histórico, pelo Parlamento, começa no dia 7 de outubro com a realização do Colóquio Portugal e a I Grande Guerra Mundial (1914-1918) e com a inauguração da exposição "Portugal na I Grande Guerra" e inclui a realização de uma iniciativa inédita em Portugal – Os Dias da Memória.

Os Dias da Memória decorrem de 17 a 19 de outubro e têm como objetivo incentivar a participação dos cidadãos no estudo e divulgação da memória da presença portuguesa no conflito de 1914-1918. Durante três dias o Parlamento estará aberto para a recolha de documentos e objetos de natureza diversa que os cidadãos tenham na sua posse, tais como diários, cartas, fotografias, mapas ou outros objetos oriundos da participação de Portugal na I Guerra Mundial.

A Autarquia de Arronches associa-se a esta iniciativa “Dias da Memória”, procurando memórias locais de arronchenses que participaram neste conflito entre 1914-1918, solicitando que nos conte as histórias destes soldados e seus familiares que viveram na guerra, mostrando-nos as suas recordações, podendo fazê-lo entrando em contato com o Posto de Turismo pelo telef. 245-580085.

Estas evocações são coorganizadas pela Assembleia da República, pela Comissão Coordenadora das Evocações do Centenário da Primeira Grande Guerra e pelo Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, contando com o apoio da RTP - Rádio e Televisão de Portugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário