terça-feira, 23 de setembro de 2014

Arronches – Quem semeia colhe, neste caso pepino africano em terras do Alentejo


O pepino africano (cucumis metuliferus), também conhecido como kiwano, ou ainda de chifrudo no Brasil, é um fruto comestível oriundo da África, mais concretamente do deserto do Calaari.

Esta é uma das diferentes espécies hortícolas que plantamos com sucesso na nossa pequena horta, aqui em Arronches, na zona do Parque Natural da serra de São Mamede, local com um microclima singular onde o Jiló (Solanum gilo), couve-romanesca, de aspecto exótico e atractivo, e pastinaca, da família das cenouras, nabo chinês, ou o Quiabo, assim como outras raridades vegetais,  dependendo da época se aclimataram e produzem frutos.

Estas sementes de outras latitudes chegam à nossa horta graças à generosidade de alguns amigos residentes em diferentes países ou ainda com o contributo do fotógrafo e amigo Pedro Lobo, um brasileiro que viaja com frequência pelos quatro cantos do mundo onde expõe os seus trabalhos.

Voltando ao nosso pepino africano ou chifrudo como é conhecido no Brasil, e agora alentejano, ele assemelha-se a um pequeno melão oval, com espinhos grosso. A polpa, ligeiramente pegajosa, é verde, com laivos de amarelo, contendo sementes de tonalidade branca, semelhantes às de um pepino. Quando é colhido verde, amadurecendo separado da planta, possui um sabor semelhante a uma mistura de pepino e kiwi. Quando é colhido maduro, possui um sabor semelhante ao da banana. A sua estrutura assemelha-se de certa forma à do maracujá e à da romã. O seu comprimento situa-se entre os 10 e os 15 cm, quando completamente desenvolvido, variando o seu diâmetro entre os 8 e os 10 cm.

Sem comentários:

Enviar um comentário