terça-feira, 2 de setembro de 2014

Arronches – Reformados e pensionistas da freguesia de Assunção visitaram região do Oeste


A Junta de Freguesia de Assunção promoveu no passado dia 31 de agosto, um passeio à Região do Oeste, destinados à população idosa da freguesia.

Neste passeio participam mais de 100 arronchenses, (divididos em dois grupos com passeios a 31 de agosto e 7 de Setembro),  que tiveram a oportunidade de desfrutar de um dia diferente com actividades, tais como uma visita ao Buddahaeden no Bombaral, Peniche e Óbidos.

A visita iniciou-se cerca das 10h00, com um passeio ao famoso Buddha Eden Garden, qu é um espaço com cerca de 35 hectares, idealizado e concebido pelo Comendador José Berardo, em resposta à destruição dos Budas Gigantes de Bamyan, naquele que foi, um dos maiores actos de barbárie cultural, apagando da memória obras primas, do período tardio da Arte de Gandhara.

Ainda nas instalações da Buddha Eden - Quinta dos Loridos, decorreu um almoço convívio entre todos os participantes.
Na parte da tarde seguiu-se uma visita a Peniche que passagem pelo Forte e Museu Municipal, lugar de onde a 3 de janeiro de 1960, teve lugar a memorável "fuga de Peniche", protagonizada por Álvaro Cunhal, Joaquim Gomes, Carlos Costa, Jaime Serra, Francisco Miguel, José Carlos, Guilherme Carvalho, Pedro Soares, Rogério de Carvalho e Francisco Martins Rodrigues, graças à conivência de um guarda republicano que anuiu à imobilização com clorofórmio de um seu colega responsável pela vigilância dos prisioneiros. O guarda em questão conduziu os fugitivos, um a um, agachados debaixo do seu capote de oleado, até a um troço mais escuro da muralha, de onde desceram para o exterior com o auxílio de uma corda feita de lençóis.

Já ao final tarde a comitiva foi conhecer o Cabo Carvoeiro que se situa-se no extremo da Península de Peniche, sobre o Oceano Atlântico, é um local de grande valor natural e paisagístico, com grande variedade de falésias calcárias fortemente erodidas e campos de lapiás.
É o ponto mais ocidental de Portugal continental a norte do Cabo da Roca. A oeste pode avistar-se o pequeno arquipélago das Berlengas, integrado numa reserva natural terrestre e marinha. Neste local foi erguido o Farol do Cabo Carvoeiro, de 25 m de altura, devido aos inúmeros naufrágios ocorridos nesse trecho do litoral.

A visita terminou ao anoitecer depois da tradicional ginjinha de Óbidos e visita ao seu bonito castelo, infelizmente hoje invadido por todo o tipo "barracaria", que vem descaracterizando este espaço histórico. 

No final da visita falamos com o presidente da Junta de Freguesia, José Louro, que nos feriu “a realização destes passeios para além de facultarem um dia diferente a muitos idosos que certamente não teriam oportunidade de sair de Arronches, foi ainda um compromisso assumido no programa de actividades desta Junta, e mantido durante o actual mandato. A forma animada como o passeio decorreu, o imprescindível apoio dos restantes membros e funcionários da junta na organização desta iniciativa e a alegria demonstrada por todos os participantes, foi prova de que esta iniciativa foi uma aposta ganha”.

Esta iniciativa promovida pela Junta de freguesia de Assunção, foi acompanhada pelo Presidente e Tesoureiro, teve o apoio da Câmara Municipal de Arronches, com a cedência de transportes, Município de Peniche com isenção de entradas no museu.














Sem comentários:

Enviar um comentário