segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Prémios BPI Seniores entregam 500 mil euros a 27 instituições entre as quais o Centro de Bem Estar Social de Arronches


A segunda edição do prémio de apoio a projectos que promovam a integração social e o envelhecimento activo de pessoas acima dos 65 anos consagrou o Grupo de Acção Social do Porto como vencedor.

No âmbito da segunda edição do Prémio BPI Seniores, o BPI entregou hoje 500 000 euros a 27 instituições para apoiar projectos que promovem a inclusão social e o envelhecimento activo de pessoas com mais de 65 anos.

O primeiro prémio foi entregue ao Grupo de Acção Social do Porto e o BPI distinguiu ainda outras 26 instituições com menções honrosas. A selecção destas instituições sem fins lucrativos – entre 580 candidaturas – baseou-se na qualidade técnica e sustentabilidade dos projectos apresentados.

O BPI Seniores, um dos maiores prémios de responsabilidade social em Portugal, tem como objectivo apoiar e dar visibilidade a projectos de integração social que possam fazer a diferença na sociedade, através de um donativo e sem qualquer contrapartida que não seja a própria execução do projecto.

Segundo o presidente do BPI, Fernando Ulrich, «o BPI, através da sua política de responsabilidade social, tem vindo a privilegiar o apoio a pessoas com maiores dificuldades de inclusão na sociedade. Em 2010 criámos o BPI Capacitar e em 2013 o BPI Seniores, dirigido a um segmento cada vez maior na população portuguesa – as pessoas com mais de 65 anos - que sofrem muitas vezes de carências gritantes».

BPI Seniores vai beneficiar 27 projectos de apoio aos mais idosos em Portugal

O Grupo de Acção Social do Porto vai reabilitar casas de idosos através de pequenas intervenções de baixo custo e com mão-de-obra de voluntários. Estas operações pretendem corrigir desgastes do dia-a-dia e criar novas acessibilidades, quando necessário. As intervenções serão realizadas em parceria com as instituições de apoio ao idoso do Porto, que irá identificar situações de emergência de idosos que se encontrem em situação de isolamento e que serão posteriormente visitados por equipas de voluntários e acompanhados por uma Assistente Social. O objectivo é combater o isolamento e apoiar os idosos em tarefas diárias. O Grupo de Acção Social do Porto foi constituído em 2002 e conta já com um corpo alargado de mais de 300 voluntários, de todas as idades e que de forma regular participam nas actividades estabelecidas pela instituição.

Além do 1.º Prémio, o BPI distinguiu outras 26 instituições com menções honrosas: Associação Portuguesa de Doentes de Parkinson; Centro Social e Paroquial de Queimada; Santa Casa da Misericórdia de Arganil; Santa Casa da Misericórdia de Marco de Canaveses; Santa Casa da Misericórdia de Sines; Associação de Solidariedade Social de Souselo; CERCIAG, CRL; Santa Casa da Misericórdia de Cantanhede; Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Viatodos; Casa do Povo do Concelho de Óbidos; Centro Social Paroquial Nossa Senhora da Vitória; Cruz Vermelha Portuguesa - Delegação de Tavira; Centro de Bem Estar Social de Arronches; Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Fátima Ourém; Associação para o Estudo e Integração Psicossocial; Clube de Carnaxide Cultura e Desporto; ADBRAVA – Associação de Desenvolvimento da Ribeira Brava; Fundação AFID Diferença; Associação Nacional da Espondilite Anquilosante; Associação Coração Amarelo; Centro Social Paroquial de Moita dos Ferreiros; Recolhimento nossa Senhora do Carmo da Lapa; Centro Social e Cultural de Ribamar; Academia Cultural e Social de Maceira; Barcelos Sénior; CASCI - Centro de Acção Social do Concelho de Ílhavo.

O Centro de Bem Estar Social de Arronches foi, mais uma vez, um dos vencedores da 2ª edição do«Prémio BPI SENIORES», através da atribuição de uma menção honrosa.

“Ajudar a rejuvenescer a terceira idade”, foi o projecto que o CBES apresentou aos prémios BPI Seniores e que mereceu uma menção honrosa no valor de 16.977€. O Presidente da Direcção Carlos Rodrigues e a Fisioterapeuta Inês Laço, receberam o prémio.

Sem comentários:

Enviar um comentário