quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

Arronches – Cumpriu a tradição com a Missa do Galo, beijando o pé ao menino e tocar a zabumba

Arronches, numa noite fria a rondar os 0 graus, saiu à rua para participar na Missa do Galo, que teve lugar pelas 00h00 da passada quarta-feira, na igreja Matriz de Nossa Senhora da Assunção, com o pároco Fernando Farinha, a convidar os católicos da paróquia arronchenses, na noite de Natal, a participarem do nascimento de Jesus como uma luz para o mundo e a se permitirem ser tocados por Deus.

Assistida por muitos fiéis a liturgia desta Santa noite do Natal apresenta o nascimento do Salvador como luz que irrompe e dissipa a mais densa escuridão. A presença do Senhor no meio de seu povo liberta do peso da derrota e da tristeza da escravidão, e instaura o gozo e a alegria.

Após a proclamação do Evangelho, o padre Fernando Farinha dirigiu aos presentes uma mensagem com o qual lembrou que o Natal é muito mais que aquela figura do velhinho vertido de vermelho com um saco às costas, não se traduzindo apenas numa mera noite de  troca de presentes ou no consumismo desenfreado, é apenas um dia de festa com chegada de Cristo para o povo “que caminhava em trevas viu uma luz grande; habitavam terras de sombras e uma luz brilhou para eles”.

Já no final da celebração eucarística, cumpriu-se a tradição do Natal Alentejano com o beijar o pé do menino e tocar a zabumba ou as roncas e cantar ao menino nas escadas da igreja. 








Sem comentários:

Enviar um comentário