segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Arronches – Perus pretos do Alentejo o melhor manjar da Ceia de Natal

A poucos quilómetros da sede do concelho, na freguesia de Mosteiros, um jovem agricultor está a produzir na sua herdade, perus pretos biológicos.

A experiência com esta espécie avícola, que durante o crescimento apenas se alimenta do que a natureza lhe proporciona (insectos, plantas, sementes, azeitonas ou bolotas), tem sido bem sucedida e a aceitação dos consumidores tem vindo a crescer. “As pessoas sabem que estes perus não levam qualquer tipo de antibiótico. Por isso, são criados em oito meses e os de aviário em 45 dias”, referiu-nos o produtor.

Os perus criados destinam-se a ser vendidos no Natal, prontos para dentro de pouco tempo chegarem à mesa de alguns portugueses, que ainda podem pagar a qualidade desta ave criada no em liberdade no campo.

Este animal de belas penas, e estranhos pescoços vermelhos e azulados, chegou à Europa no século XVI trazido pelos espanhóis e portugueses depois da descoberta da América. “Continua a haver perus selvagens na América. Quem começou a domesticar perus foram os maias, primeiro, e depois os aztecas. Quando os espanhóis chegaram ao Golfo do México encontraram este peru e ficaram maravilhados”.

Chegados à Europa, foram um enorme sucesso nas mesas dos nobres, que se encantaram com esta criatura exótica, de carne clara e macia. A questão do nome não é totalmente clara, mas Alfredo cita as teorias mais comuns que dizem que o nome “peru” tem a ver com o facto de vir da zona do Peru, e que, tendo sido levado até Inglaterra pelos mercadores do Mediterrâneo, nomeadamente turcos, adoptou então o nome inglês “turkey”.

O que parece certo é que, tendo chegado à Península Ibérica há mais de 500 anos, o peru preto encontrou aqui no montado o tal sistema de sábio equilíbrio da Natureza, criado pelos homens há perto de 800 anos em zonas que, como o Alentejo, eram então “bosques impenetráveis”, e sentiu-se como se estivesse novamente em casa. 

Com a chegada de dezembro, os perus pretos criados no montado alentejano estão à venda fazendo as delícias da ceia de Natal, se aprecia qualidade, ou até mesmo se quiser surpreender com um presente original um amigo ou familiar, decida-se por um peru criado nos montados de azinho de Arronches, podendo para tal contatar o proprietário pelo telef. 936563410, contribuindo dessa forma para manter vivas as tradições da  época natalícia no Alentejo. 



Sem comentários:

Enviar um comentário