quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Elvas – Comemorou feriado e assinalou os 356 anos da Batalha com cerimónias militares

Elvas comemorou o seu feriado municipal no passado dia 14 de janeiro, e assinalou os 356 anos da Batalha das Linhas de Elvas, com diferentes cerimónias militares e culturais.

As cerimónias tiveram início pelas 9h30, junto da Câmara Municipal de Elvas, com o hastear das bandeiras, ao som do Hino Nacional, executado pela Banda 14 de Janeiro.

Cerca das 10h00, no local onde está o Padrão Comemorativo da Batalha das Linhas de Elvas, no Sítio dos Murtais, teve lugar a cerimónia de Homenagem aos Mortos nessa batalha, com a participação de entidades convidadas e á qual se associaram o Núcleo de Elvas da Liga dos Combatentes, GNR, PSP, autarquia e Exército, seguindo-se a romagem ao túmulo do general André de Albuquerque Riba-Fria, no Convento de São Francisco.

Mas o ponto alto das comemorações aconteceu, pelas 11h00, com as cerimónias militares a decorrerem na Praça da República, e as alocuções do tenente-coronel José Ribeiro e do presidente da Câmara Municipal de Elvas, Nuno Mocinha, seguindo-se o  desfile das forças em parada, na Rua da Cadeia.
Ainda nesta quarta feira, pelas 12h30 horas, no Museu Militar de Elvas, nas instalações do ex-Regimento de Infantaria 8, decorreu a apresentação do livro “El Atlas Medici de Lorenzo Possi 1687”, com a presença dos autores Carlos Rubio, Rocío Rubio e Isabel Testón Núnez, editado pela Fundación Caja Badajoz.

Ainda pelas 18h00, realizou-se o Te Deum de Ação de Graças, na Sé Catedral, com a presença do Coral Públia Hortênsia de Castro. O programa deste dia encerrou com o concerto da Orquestra Ligeira do Exército, com início pelas 21h00, no Cine-Teatro Municipal.

Nestas cerimónias dos 356 anos da Batalha das Linhas de Elvas marcaram presença os alcaides das cidades vizinhas de Badajoz, Francisco Javier Fragoso Martínez e Olivença, Bernardino Piriz.

As comemorações prolongam-se pelo mês de janeiro. Assim, no dia 16, está agendado um concerto de apresentação da Banda de Inês Ramos, uma artista elvense que participou no programa “Rising Star”, da TVI, a partir das 21h30 , no Cine-Teatro Municipal.

No mesmo espaço, a 17 de janeiro, sobe ao palco “Tiro e Queda”, uma peça de teatro que tem nos principais papéis Eduardo Madeira e Manuel Marques.
Ainda neste dia é inaugurada, na Casa da Cultura, a exposição "Forte da Graça, imagens de um declínio", com trabalhos de Bruno Serranito, Carla Fernandes, David Cesteiro Rebocho, Fátima Moreira, Helena Caldeira, Isolina Lages, Joana Fernandes, Manuel Jaleco e Rogério Silva. A mostra fica patente ao público até 14 de fevereiro.

A 23ª Corrida das Linhas de Elvas está marcada para domingo, 18 de janeiro, com partida do Padrão das Linhas de Elvas. O início da corrida está marcado para as 11 horas e conta com um percurso pela circular à cidade e meta no Estádio Municipal de Atletismo. No âmbito desta iniciativa, pelas 10 horas, partem também os caminhantes da 11ª Caminhada das Linhas de Elvas.

A 24 de janeiro, também no Cine-Teatro, decorre um concerto com os “Rosa dos Ventos”, a partir das nove e meia da noite, e a 31 de janeiro atua a Banda 14 de Janeiro, com início previsto para as 21h30.



















Sem comentários:

Enviar um comentário