domingo, 25 de janeiro de 2015

Feira do Queijo do Alentejo


A 14ª edição da Feira do Queijo do Alentejo, vai decorrer entre 27 de Fevereiro e 1 de Março de 2015, no Pavilhão de Feiras e Exposições de Serpa. As inscrições para participação estão a decorrer.

A organização do certame pertence à autarquia de Serpa que pretende, desta forma, promover o queijo como um produto emblemático da região e incentivar a melhoria da qualidade dos produtos regionais e a dinâmica do tecido empresarial.

O queijo de Serpa é o grande protagonista mas o certame conta também com queijos de outros pontos da região e do país.

Os expositores para além dos queijos vão também dar a conhecer outros produtos regionais do concelho como os enchidos, o vinho, o azeite, o mel e a doçaria.

O artesanato e as tasquinhas com gastronomia da região são outros atractivos  da Feira do Queijo que conta também com um variado leque de espectáculos com destaque para a música tradicional e o cante alentejano.

O Queijo Serpa, com denominação de origem desde 1994 e denominação de origem protegida desde 1996, é possivelmente o queijo tradicional de maior fama no Alentejo, sendo o seu singular aroma e sabor parte fundamental do património cultural do Alentejo e em particular do concelho de Serpa.

A tecnologia artesanal do queijo tem grandes tradições no Alentejo, onde, desde sempre, desempenhou um papel de grande importância na economia local das gentes do Sul.

Sem comentários:

Enviar um comentário