sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Arronches – Alunos da Academia Sénior visitaram as Pinturas Rupestres


No passado dia 26 de fevereiro, os alunos inscritos nas aulas de Património da Academia Sénior de Arronches, com idades que variam dos 50 aos 77 anos, acompanhados pela Coordenadora da Academia, Dr.ª Maria João Curvelo, e animadores visitaram as Pinturas Rupestres situadas em Vale de Junco, freguesia de Esperança.

A visita iniciou-se pelas 14h30, no Centro de Interpretação da Identidade Local de Esperança, localizado num antigo Lagar de Azeite.  No Centro a comitiva foi recebida pela técnica Patrícia Flores que levou os alunos a conhecer este espaço, hoje de memórias da indústria do azeite e arqueologia.

Já em Vale de Junco seguiu-se a visita ao abrigo dos Gaivões, localizado na Serra dos Louções, um local de relevante importância a nível arqueológico e natural, com a ocorrência de diversas espécies hoje raras da fauna e flora.

Neste local de paisagens idílicas os alunos ficaram a saber que cerca de 5 mil anos nos separam dos tempos em que estas enigmáticas pinturas contemporâneas do megalitismo aqui foram realizadas sob abrigos em cristas quartzíticas encontram-se estes painéis de pinturas efectuados por comunidades do Neolítico, Calcolítico e Idade do Bronze.

 São abertos à incidência solar e foram alvo de diferentes expressões artísticas, onde a conjugação de cores como o vermelho, o laranja e o preto, associadas à rugosidade natural e às tonalidades da oxidação da pedra plasmaram através de técnicas diferentes, representações humanas, animais, astrais e geométricas.

Estas actividades fora da sala de aula com passeios temáticos, são muito importantes onde, para além do convívio, os professores procuram dar a conhecer, rever ou relembrar a cultura arronchense.

No final da actividade e tendo por cenário os enormes penhascos da Serra dos Louções decorreu um lanche convívio partilhado por todos onde não faltou a o chouriço e farinheira assada ou o tradicional bolo finto.

A Academia Sénior de Arronches a é uma associação sem fins lucrativos, que promove actividades lectivas, lúdicas e culturais para pessoas com mais de 50 anos de idade.

A instituição iniciou a sua actividade em fevereiro de 2015, com o apoio da Câmara Municipal de Arronches, desenvolvendo entre outras atividades teóricas e práticas como: Património e História Local, Cidadania, Informática, Música, Teatro, Alfabetização e Língua Portuguesa, Artes Plásticas, Inglês, Ginástica, Hidroginástica.











Sem comentários:

Enviar um comentário