quinta-feira, 5 de março de 2015

Alentejo - II edição do FITA já decorre em Beja, Évora e Portalegre com escassa divulgação


A segunda edição do Festival Internacional de Teatro do Alentejo (FITA), está a decorrer entre os dias 4 e 28 de março, com organização a cargo da companhia de teatro bejense Lendias d’Encantar, foi apresentado à imprensa na quarta-feira, dia 25, na Casa Fernando Pessoa, em Lisboa. Um espaço simbólico, dada a coprodução, entre Portugal, Cuba e Colômbia, que está prevista no âmbito da programação de 2015, em torno de uma dos mais emblemáticos autores portugueses. “Os cinco enterros de Pessoa” é um trabalho do ator e dramaturgo Juan Carlos Moyano, inspirado no poema homónimo de Juan Manuel Roca.

Embora a divulgação do Festival seja escassa e passe quase desapercebido à maioria da população o mesmo decorrerá em vários espaços das três capitais de distrito – Beja, Évora e Portalegre – contando também com uma extensão em Grândola. Das 23 companhias confirmadas, 18 são nacionais, destacando-se nomes como Artistas Unidos e Filipe Crawford Produções (Lisboa), Art’Imagem e TIPO (Porto), Baal 17 (Serpa) e Teatro do Mar (Sines). As propostas internacionais chegam, por seu turno, de Espanha e da América Latina, e fazem-se representar por Albanta (Espanha), Teatro D’Dos (Cuba), Teatro de la Vuelta (Equador) e Teatro Tierra (Colômbia).

No que toca à música, que também terá o seu lugar neste evento que privilegia o teatro profissional, os convidados que já deram luz verde são Zeca Medeiros, JP Simões, Rogério Charraz, Couple Coffee, Tango Paris e Pó de Alma.  

Recorde-se que o FITA nasce como parte integrante do projeto Vivências do Património, que por sua vez resulta de uma parceria entre a Lendias d’Encantar, a SOIR – Sociedade de Instrução e Recreio Joaquim António de Aguiar, de Évora, e o Teatro do Convento – Associação Cultural de Portalegre.

Sem comentários:

Enviar um comentário