sábado, 21 de março de 2015

Badajoz – Homenageou Humberto Delgado assinalando os 50 anos do seu assassinato pela Pide

A cidade de Badajoz assinalou os 50 anos do assassinato do General Humberto Delgado, em terras Extremeñas de Villanueva del Fresno, com um Congresso que abordou a morte do General e da sua secretária brasileira pela polícia política de Salazar, num evento que decorreu, no Salão de Plenos da Diputación, um Congresso que aborda a morte do General e da sua secretária brasileira pela polícia política de Salazar.

O programa de actividades teve início na passada quinta-feira dia 19 de março, às 19h30, com a projecção do documental “Operação Outono” (ano 2012), prosseguindo durante a sexta-feira dia 20 de março, com conferências de prestigiados historiadores espanhóis e portugueses, que se dedicaram a este caso, com destaque para Hipólito de La Torre, Josep Cervelló, Juan Carlos Jiménez Redondo, António Costa Pinto, Luís Nuno Rodrígues, Moisés Caytano e Frederico Delgado Rosa, neto de Humberto Delgado.

No decorrer do congresso, o realizador de cinema italiano, Umberto Berlenghini, estreou aqui o documentário “La Conexión italiana en el asesinato de Delgado”, um documento com imagens recolhidas pela RAI (Radiotelevisione Italiana), na zona do crime e com excertos de entrevistas a diversas testemunhas e intervenientes no caso Delgado.

O congresso termina este sábado dia 21 de março com os participantes a realizar uma visita guiada, aos locais conhecidos dos últimos passos com vida de Humberto Delgado pela cidade de Badajoz, Olivença e Villanueva del Fresno.

No decorrer do mesmo foram muitos os cidadãos anónimos ou com cargos de destaque que assistiram ao evento, como foi o caso do ex-presidente de la Junta de Extremadura, Juan Carlos Rodríguez Ibarra.

Este congresso teve a participação do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, Faculdade de Geografia e Historia de la UNED e o seu centro associado em Mérida-Badajoz, contado ainda com patrocínio da área de cultura e deporte da Diputación Pacense, entre outras entidades. 











Sem comentários:

Enviar um comentário