quinta-feira, 26 de março de 2015

“Lusitânia Romana: Origem dos Povos” exposta em Mérida integra importante peça encontrada em Arronches


A exposição “Lusitânia Romana: Origem de Dois Povos”, já pode ser vista  no Museu Nacional de Arte Romana, em Mérida.

Segundo António Carvalho, diretor do Museu Nacional de Arqueologia de Lisboa, em declarações aos jornalistas na cerimónia de inauguração, esta “é uma exposição que visa apresentar o território da Lusitânia Romana, cuja capital era Mérida e que o território está maioritariamente naquilo que é hoje Portugal, entre o Rio Douro, o Algarve e também a atual província da Extremadura e uma pequena parte da Andaluzia”.

Para esta exposição “foram reunidas peças de 18 instituições, 13 de Portugal e cinco de Espanha. O Alentejo está inclusive muito bem representado com peças dos atuais concelhos de Elvas, Arronches, Alter do Chão, Monforte…”, com destaque a raríssima inscrição em língua Lusitana encontrada nos arredores de Arronches. Trata-se de um dos três ou quatro documentos escritos em língua lusitana encontrados até ao momento.

No total, estão patentes no Museu e à disposição dos visitantes 206 peças de grande valor Histórico-arqueológico, das quais 15 estão classificadas pelo estado português como “tesouros nacionais”, 129 de Museus de Espanha e 77 de Museus de Portugal.

Este conjunto agora exposto em Mérida será apresentado posteriormente e pela primeira vez em Lisboa e Madrid.

"Lusitânia Romana: Origem de Dois Povos" vai ficar patente no Museo Nacional de Arte Romana, em Mérida, até dia 30 de setembro, seguindo depois as peças para o Museu Nacional de Arqueologia de Lisboa, com as peças a serem ali expostas em outubro.

 O Museo Nacional de Arte Romano de Mérida, está localizado na C/ José Ramón Mélida, s/n., com o horário de visita de Terça-feira a sábado, de 01 de abril a 30 de Setembro das 09h30 às 20h00, domingos e feriados das 10h00 às 15h00.
 O custo da entrada normal: 3 euros- Reduzida: 1.50 euros
- Entrada gratuita: sábados de tarde, domingos de manhã e ainda nos dias: 18 de abril (Día del Patrimonio Mundial), 18 de maio (Día Internacional de los Museos), 12 de Outubro (Fiesta Nacional de España), 6 de dezembro (Día de la Constitución Española).



Sem comentários:

Enviar um comentário