terça-feira, 21 de abril de 2015

Arronches – Mascote «Alkis» levou crianças à descoberta da natureza e Pinturas Rupestres


O concelho de Arronches recebeu, na passada segunda-feira, 20 de abril, uma ação de Sensibilização junto da Comunidade Escolar do primeiro ciclo do concelho, evento promovido pela Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) no âmbito do projeto Alentejo Feel Nature  Provere InMotion, que visa a criação de Rotas Temáticas de Percursos em natureza no Alto Alentejo como forma de promoção do património cultural, arquitetónico e ambiental.

O ponto de partida foi junto à igreja da freguesia de Esperança, pelas 14h00, com a mascote «Alkis» a receber as crianças que partiram a descoberta do novo percurso que os levou até às Pinturas Rupestres do Vale do Junco.

O grupo de alunos foi dividido em três, por forma a privilegiar uma abordagem mais pormenorizada aos vários temas ligados à natureza, na medida em que favorece o treino da cooperação entre alunos e a partilha de saberes e experiências. Ainda de acordo com esta orientação, os projetos incluídos no programa desta ação e comuns aos anos de escolaridade presentes, assumem instrumentos valiosos quando se considera e procura uma abordagem dinâmica aos conteúdos, envolvendo alunos, professores, auxiliares de ação educativa, bem como outros elementos da comunidade.

As visitas e passeios pedestres ao meio próximo assumem aqui uma forma mais eficaz de sensibilização dos alunos para a temática do Ambiente e preservação da Natureza. A implementação desta ação foi positiva, proporcionou aos alunos diferentes abordagens aos temas propostos promovendo os valores do Ambiente e da Cidadania que são domínios que podem e devem ser transmitidos e vividos de forma a promover a participação ativa do aluno no seu processo de aprendizagem.

Estiveram envolvidos nesta ação técnicos da CIMMA, Município de Arronches, ICNF/Parque Natural da Serra de S. Mamede,técnicas do município de Nisa, Bombeiros Voluntários de Arronches, Comunidade escolar, GNR.
Tanto para a CIMAA como para o Município anfitrião o trabalho em rede representa uma mais-valia para o desenvolvimento do turismo na região.
Fotos:E. Moitas 

















Sem comentários:

Enviar um comentário