sábado, 23 de maio de 2015

Portalegre - Desfile das Maias e carroças engalanadas animaram dia da Cidade


A cidade de Portalegre comemorou este sábado dia 23 de maio, o Dia da elevação a Cidade, que aconteceu, pela mão de D. João III no já distante ano de 1550.

A presidente da autarquia, Adelaide Teixeira, que falava na sessão solene evocativa dos 465 anos de elevação de Portalegre a cidade, admitiu que “a cidade e o concelho foram perdendo tempo, oportunidades e recursos devido a uma certa indolência e apatia”.

Ainda no decorrer desta cerimónia serviu também para homenagear diversas personalidades que se destacaram  ao serviço de Portalegre, tais como, João Trindade, que foi agraciado com a Medalha de Mérito Municipal (grau prata), dedicou o “prémio” à imprensa regional do interior do país, “sempre esquecida pelos sucessivos Governos”.

António Martinó Coutinho, foi outro dos homenageados ao receber a Medalha de Mérito Municipal (grau ouro), citou Zeca Afonso para afirmar que, esteja onde estiver, as suas raízes mantem-se na capital do Alto Alentejo.

Também condecorado com a Medalha de Mérito Municipal (grau ouro), o presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, António Ceia da Silva, aproveitou a ocasião para pedir à cidade que “considere e realce” o que de bom há nos portalegrenses. António Ceia da Silva considera que Portalegre tem pessoas de grande valor mas é madrasta para aqueles que são seus”.

O Rotary Clube de Portalegre foi também condecorado com a Medalha de Mérito Municipal (grau prata), na pessoa do seu presidente, Nuno Moniz.

Piedade Murta; Américo Agostinho e a título póstumo, António Teixeira foram distinguidos com a Medalha de Mérito Municipal (grau ouro).

Finalizada esta cerimónia Salão Nobre dos Paços do Concelho, foi a vez de se dar inicio ao Festival de Folclore na Praça da Republica e do desfile das Maias, que saíram da Praça da República até à Câmara Municipal de Portalegre. Uma hora depois teve início o Desfile de Carroças Engalanadas, que partiu da Praça da República e percorreu várias ruas da cidade a até ao Rossio.

As comemorações do Dia da Cidade terminaram com o já habitual Desfile de Archotes, a cargo do Grupo Motard Novo Milénio e a III Largada de Toiros no Espaço Robinson.
Fotos: E. Moitas 

















Sem comentários:

Enviar um comentário