sexta-feira, 22 de maio de 2015

Universidade Sénior de Monforte visitou Museu da RTP


No passado dia, 20 de Maio de 2015 alguns alunos e professores da Universidade Sénior de Monforte, fizeram uma viagem de mais de 400 kms, numa visita surpresa às instalações da RTP em Lisboa . Saindo de Monforte pelas 7h. Chegámos à Capital lusa cerca das 10.20, desconhecendo o que nos esperava, aliás como convém... eis quando de repente entramos no Museu da Televisão e da Rádio em Portugal entre 1957 e a actualidade, um verdadeiro Tesauros do áudio - visual em Portugal, repleto de pequenas grande maravilhas e complementado com uma excelente guia, que ao longo da visita nos foi demonstrando com elevado senso pedagógico toda a interactividade oferecida por este espaço museológico:

Desde o grande armário dos sons radiofónicos, quem não se recorda dos folhetins da antiga Rádiodifusão Portuguesa que se ouviam nos velhos rádios portugueses. Este armário é composto por vários objetos comuns com que eram reproduzidos via rádio os diversos efeitos sonoros de um determinado momento do folhetim: ex um cavalo a galope (duas cascas de côco), uma forte chuvada (saco de plástico) etc.

Entrámos num estúdio de rádio do período do Estado Novo, onde vimos e ouvimos o gongo das horas. Vimos os sinais da censura, presentes nos envelopes de cartão, assinalando as canções que se podiam difundir e aquelas que estavam proibidas. Depois vimos como funciona atualmente um estúdio de rádio repleto de alta tecnologia com os seus "gingles" e as malfadadas Playlist.

Vimos as primeiras reportagens de exteriores e a evolução tecnológica das filmagens, entrámos depois no mundo da cor.
Terminámos num estúdio virtual de televisão de onde seguimos para um estúdio amplo, onde decorria um programa ao vivo, mais precisamente o programa "AGORA NÓS" com a simpática

Saímos da RTP pelas 13 h. rumo ao almoço rumo ao sul.
Para quem estiver interessado em visitar virtualmente o Museu da RTP, basta escrever no motor de busca RTP Museu Virtual.
Texto: José Inácio Militão

Sem comentários:

Enviar um comentário