quarta-feira, 1 de julho de 2015

Greenpeace e Quercus lançam alerta para risco de incidentes na central nuclear de Almaraz

A central nuclear espanhola de Almaraz, situada nas margens do Rio Tejo, na província de Cáceres, a mais próxima da fronteira portuguesa, "chumbou" num teste de resistência pedido pela Greenpeace, evidenciando a falta do mesmo tipo de válvulas que permitiu o acidente em Fukushima, Japão.

A associação ambientalista Quercus alerta também para os riscos de Almaraz, que consideram obsoleta. Este alerta tem por base o teste de resistência pedido pela Greenpeace à central nuclear espanhola.

"A central está completamente obsoleta. É uma bomba relógio que temos para a região do interior e para Portugal", disse o responsável pelo núcleo da Quercus de Castelo Branco, Samuel Infante, citado pela Lusa.

Greenpeace publicou ontem, dia 29 de junho, um relatório sobre a segurança das centrais nucleares na Europa. No caso de Almaraz, o relatório da Greenpeace diz que a central não deveria estar operacional por falta de segurança.

"A União Europeia exigiu a Espanha que fizesse uma nova caracterização sísmica, porque a que temos é muito antiga. Com base nessa nova caracterização é que seriam avaliados os riscos das centrais nucleares espanholas. Isso foi no ano de 2011 e só este ano é que se deu seguimento a essa ordem: ou seja, a nova caracterização sísmica vai começar a fazer-se em finais deste ano e não saberemos quando vai acabar", adiantou a responsável da Greenpeace.
Fotos: E. Moitas


Sem comentários:

Enviar um comentário