sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Campo Maior- Noite de enramação nas Festas do Povo

A enramação das ruas de Campo Maior e que vai transformar a vila num imenso jardim florido, este sábado, está a decorrer esta noite 22 de agosto e vai prolongar-se até ao raiar do sol, dando a conhecer o trabalho dos campomaiorenses efectuado durante os últimos meses.

As Festas do Povo são reconhecidas internacionalmente pela sua originalidade e cariz popular, com os habitantes a prepararem, durante meses, os enfeites que são diferentes em todas as ruas. De tradição secular, foram realizadas pela última vez em 2011, depois de um interregno de sete anos.

As flores de papel e as Festas do Povo de Campo Maior constituem um património único, embora nas últimas décadas tenham começado a surgir em vários locais do país festejos com forte inspiração na tradição campomaiorense.

O impacto económico, social e cultural desta iniciativa tem efeitos num raio de 100 km, prestando um forte contributo para dinamizar vários sectores do concelho e dos concelhos vizinhos.


A inauguração oficial das festas decorre esta manhã de sábado dia 22, no Centro Cultural de Campo Maior pelas 11h00, e contará com a presença do presidente da Junta da Extremadura espanhola, Guillermo Fernández Vara.


A animação musical no primeiro dia de festa, e dia dedicado à Tulipa da Paz e Portugal, vai contar com VII Encontro de Ranchos Folclóricos e uma noite de Fados, a acontecerem pelas 21h00, em dois palcos instalados no recinto das festas.

Durante a edição deste ano do certame será entregue ao Ministério dos Negócios Estrangeiros o dossier da candidatura das Festas do Povo a Património Cultural Imaterial da Humanidade.

As Festas do Povo, que vão decorrer até ao dia 30 de agosto, mobilizam 7.500 voluntários, e contam com 99 ruas decoradas com flores de papel numa extensão de cerca de 10 quilómetros.
Fotos: E. Moitas 












Sem comentários:

Enviar um comentário