domingo, 23 de agosto de 2015

Talho muçulmano com carne 'halal' abriu em Badajoz

O talho “Marrakech”, que abriu recentemente as suas portas na movimentada Avenida de Colón, passou a servir na sua maioria clientes de Marrocos, Paquistão, ou Índia, e população em geral incluídos muitos portugueses, aos quais oferece para além da carne de cordeiro, frango, boi ou chibo obtida segundo a tradição islâmica do rito 'halal'.

Outros alimentos como cuscús, azeitonas produzidas em países árabes, especiarias várias como cominhos, pimenta e canela, podem aqui ser encontrados. Não faltando a famosa 'Ras el Hanout', «Uma típica especiaria marroquina, que a final consiste numa mistura de diferentes especiarias. Também vendem 'harira', uma sopa tradicional da Argélia e Marrocos elaborada com carne, tomates e legumes, consumida com especial incidência durante o Ramadão.

Neste estabelecimento podem ainda ser encontrados diversos frutos secos com destaque para “dátiles” (tâmaras), muito utilizadas na gastronomia árabe, assim como uma infinidade de diferentes chás procedentes da arábia. Os enchidos de cordeiro, frango e peru, assim como doces picantes, procedentes de Marrocos e fabricados também respeitando o rito 'halal'.
Todos os produtos vão etiquetados em árabe e espanhol.

Khadija Ihnich, funcionária do talho, refere que “As pessoas são curiosas e querem aprender como se cozinham os nossos produtos e saborear a nossa comida, tem muito interesse em aprender e saborear produtos novos, por exemplo confeccionar o cuscús”.

Para o imã da mesquita de Badajoz, Adel Najjar, a abertura deste estabelecimento na cidade é uma mais-valia para toda a comunidade, porque além de enriquecer toda a sociedade, facilita a aquisição de produtos antes difíceis de encontrar na região.

Os proprietários deste estabelecimento, referiram-nos que na zona de Badajoz, os seguidores desta religião então completamente integrados na sociedade local “ convivemos perfeitamente com a vida e comida local, os nossos filhos vão as escolas públicas, aqui compramos roupa e comida no comércio tradicional, mas pela nossa religião era importante poder comprar carne sacrificada segundo a tradição islâmica", referiram.

Entre 2.500 e 3.000 muçulmanos vivem actualmente em Badajoz capital, embora o seu número ascenda a 7.000 em toda a província. No total em toda a Extremadura esta comunidade ascende a cerca de 19.000 pessoas.

Carnicería – Marrakech, está situada na Av. De Colón, 16 – C, em Badajoz, com o horário de abertura de 9h00 a 14h00 e 18h00 a 21h00.
Fotos:E.Moitas





Sem comentários:

Enviar um comentário