sábado, 19 de setembro de 2015

1ª Volta a Portugal em Bicicleta da Brigada de Reação Rápida terminou em festa no Alentejo

Cerca de 30 ciclistas da Brigada de Reação Rápida (BrigRR) do Exército Português partiram na manhã do passado dia , 15 de setembro, da cidade de Lamego para cumprirem a “1ª Volta a Portugal de Bicicleta” que assinala o 10º Aniversário da BrigRR. A estes participantes também se juntaram alguns ciclistas e ex-ciclistas profissionais convidados, como é o caso de Hugo Sabido, Joni Brandão, Hernâni Brôco, Cândido Barbosa e Joaquim Andrade. Este evento velocipédico sem carácter competitivo foi apoiado por diversas Instituições e Empresas.

Na cerimónia celebrada no Centro Multiusos de Lamego, o Bispo da Diocese de Lamego, D. António Couto, abençoou a partida do pelotão militar na presença de Francisco Lopes, Presidente da autarquia, do Coronel António Regadas, Comandante do Centro de Tropas de Operações Especiais (CTOE), e do Major-General Carlos Perestrelo, Comandante da Brigada de Reação Rápida.

Num percurso por estrada com 470 quilómetros de extensão, a primeira etapa ligou a cidade de Lamego a Aveiro. Os participantes seguiram depois para Leiria, Tomar, Vila Nova da Barquinha, Sintra, Beja e Estremoz, localidades onde se encontram aquarteladas as unidades da estrutura territorial da BrigRR.

A “1ª Volta a Portugal de Bicicleta” integra também o programa das comemorações do Dia da Brigada de Reação Rápida e terminou este sábado dia 19 de Setembro em Estremoz.

Após a cerimónia de entrega de prémios a todos os participantes e patrocinadores deste evento, e a qual assistiram entidades civis e religiosas, assim como muito público, o  major-general Carlos Perestrelo, Comandante da Brigada de Reação Rápida, faz um balanço positivo desta iniciativa: “felizmente o balanço é muito positivo, está concluída, começou do dia 15 até ao dia 19, não tivemos acidentes portanto podemos dizer que foi uma volta de sucessos. Estamos em condições de dizer que aquilo que eram os nossos objetivos, divulgar os valores da instituição militar, o aprume, a disciplina e o rigor foi aquilo que pusemos nas estradas nacionais. O que nós queremos com isto é também ambicionar o recrutamento para a instituição militar, nomeadamente para a Brigada de Reação Rápida, onde estão inseridas as tropas especiais, nomeadamente os comandos, os paraquedistas e as operações especiais de Lamego”.

O Comendador Rui Nabeiro, visivelmente satisfeito marcou também presença na chegada dos militares, enquanto patrocinador do evento, referiu à Rádio Elvas, “É algo que relata um pouco a história desta cidade e na pessoa entusiasta que é o major-general Perestrelo puxou a esta cidade o fecho desta volta a Portugal e nós como estamos com o Exército estamos com as pessoas todas que estão ao serviço da comunidade e estamos sempre abertos a mais uma vez estamos como convidados e colaboradores deste evento”.

Em suma com a chegada da 1ª Volta a Portugal da Brigada de Reação Rápida, a Estremoz foi o culminar das comemorações dos 308º aniversário do Regimento de Cavalaria 3 de Estremoz, e dos 10 anos da Brigada de Reação Rápida, numa cerimónia emotiva que coloriu o Rossio Marquês de Pombal e recordou o glorioso passado militar da cidade de Estremoz ao serviço da Pátria. 
Fotos: E. Moitas




















Sem comentários:

Enviar um comentário