domingo, 11 de outubro de 2015

Arronches - XXII Jornadas sobre a função social do museu promovidas pelo Minom-Portugal

Arronches acolheu o XXIII Jornadas sobre a Função Social do Museu e o XXX Aniversário do MINOM (Movimento Internacional Para a Nova Museologia), em Portugal, que decorreram no Centro Cultural de Arronches na passada sexta-feira e sábado, sob o tema “A Mudança pelo Património”.

A sessão de abertura teve início pelas 9h30 de sexta-feira com as presenças do Presidente do MINOM-Portugal, Emanuel Sancho e Engª. Fermelinda Carvalho, Presidente da Câmara Municipal de Arronches.

No decorrer destes dois dias em que o MINOM-Portugal celebrou os 30 anos de Museologia Social em Portugal, foram várias intervenções de diversos especialistas participantes neste encontro que abordou a Mudança do Património nas suas múltiplas vertentes.

Os espaços museológicos de Arronches como o Museu de (A) Brincar, Centro de Memórias Francisco Palmeiro (Municipal) e o Museu de Arte Sacra (Paróquia) foram objecto por parte da Dr.ª Leandra Fernandes Lino de Vasconcelos, de historiar as suas memórias e a sua importância cultural, assim como, apresentou as metodologias aplicadas no Museu de Arte Sacra, no qual colaborou.

A arte rupestre de Esperança e sua enorme importância foi outro dos temas abordados, por um dos seus melhores conhecedores, o Prof. Doutor Jorge Oliveira, Universidade de Évora. 

Os Apoios financeiros ao Património na abordagem Leader, foi o tema apresentado por António Carrilho. Técnico da ADER-Al.

O aniversário do MINOM: Trinta anos de MUSEOLOGIA SOCIAL em Portugal, foi o tema abordado Prof. Doutor Mário Moutinho, Universidade Lusófona.

No decorrer do encontro Grupos de Trabalho foram debatidos temas como, Arronches – Património e Desenvolvimento ou Socio museologia: 30 anos. Desafios para a Mudança pelo Património. 

Visitas guiadas aos museus (A) Brincar e Arte Sacra, Centro Interpretativo de Identidade Local de Esperança e Pinturas Rupestres da Lapa dos Gaivões e jantar convívio com serão cultural no Restaurante da Estalagem com a actuação do Grupo das Pedrinhas de Arronches, foram outras das actividades proporcionadas aos inscritos neste encontro.

O encontro terminou ao final da tarde de sábado com a apresentação das conclusões e sessão de encerramento, com as presenças da senhora Presidente de Câmara, Engª. Fermelinda Carvalho e membros da direcção do MINOM Doutora Aida Rechena e Prof. Dr. Manuel Furtado.

Estas XXIII Jornadas sobre a Função Social do Museu foram organizadas pelo MINOM-ICOM, e contaram com o apoio e acolhimento do Município de Arronches.
Fotos: E. Moitas/Leandra Vasconcelos 















Sem comentários:

Enviar um comentário