terça-feira, 27 de outubro de 2015

Portalegre – GNR contra o furto de castanha nos soutos do distrito


Fruto da crise e do abandono do meio rural floresceu um novo negócio com o roubo de máquinas agrícolas, frutos e animais sem esquecer o abate de árvores em terrenos abandonados ou em locais ermos para vender a madeira para fornos e lareiras, um pouco por todo o Alentejo

A fazer lembrar tempos idos no Alentejo da ditadura, onde guardas privados de herdades e a Guarda Republicana  a patrulharem os montados de azinho de forma a evitar a acção de Boleteiros ou trabalhadores rurais que no final do dia levavam meia dúzia de bolotas para casa na mochila, volta agora a vigilância com acções direccionadas contra o furto de castanhas e azeitonas.

Segundo o coronel Joaquim Nunes, comandante do Comando Territorial de Portalegre da GNR, em declarações à imprensa,  “esta é uma altura em que o patrulhamento é reforçado em especial nos locais onde existe um povoamento maior de castanheiros, para que as pessoas percebam que a guarda está a policiar e afastar a vontade de furtar”.

“Naturalmente que num território tão vasto, as coisas nem sempre são fáceis. Porque quando falamos de milhares de hectares, nós não conseguimos estar em todos os sítios ao mesmo tempo, dada  a existência de grandes olivais, ou a grande mancha de castanheiros que existe no distrito, naturalmente que nós conseguimos direccionar também os meios para esses locais na tentativa de podermos afastar essa possibilidade” referiu.

A operação “Campanha da Castanha 2015” teve início no distrito de Portalegre no passado dia 20 de outubro e decorre até dia 15 de novembro.
Fotos: E. Moitas 


Sem comentários:

Enviar um comentário