terça-feira, 10 de novembro de 2015

Arronches - II Simpósio Ibérico de Diabetes


A ELCOS-Sociedade Portuguesa de Feridas, com a colaboração do Centro de Investigação em Ciência e Tecnologias da Saúde da Universidade de Évora (CIC&TS), da Unidade Local de Saúde do Alentejo e da Câmara Municipal de Arronches, irá realizar, nos dias 20 e 21 de Novembro de 2015 o II Simpósio Ibérico de  Diabetes, simpósio monotemático, dirigido à prevenção, sob o tema: O Envelhecimento Ativo, as Cidades e a Diabetes.

É do domínio comum que os genes humanos, formados ao longo de milhões de anos de evolução, convivem com dificuldade com a alimentação atual, altamente elaborada, rica em gorduras de origem animal. Sabemos que os caçadores do período paleolítico consumiam mais de 100 espécies de frutas e vegetais que lhes forneciam cerca de 100 gramas de fibras por dia.

Os homens e as mulheres de hoje apresentam características genéticas similares às dos seus antepassados de há cem mil anos. Contudo, nos últimos 50 anos, a população do mundo ocidental mudou radicalmente de hábitos dietéticos: a uma dieta rica em legumes,leguminosas, frutos e cereais, sucedeu-se uma alimentação onde abundam as carnes, as gorduras de origem animal, rareando as fibras e a atividade física.

O resultado desta mudança de hábitos e a ênfase nos cuidados médicos individuais, menosprezando fatores ambientais, sociais e comportamentais, têm gerado elevada morbilidade relacionada com a alimentação, a obesidade e a diabetes, entidades que constituem a maior preocupação para a comunidade científica.

Hoje, os excessos alimentares matam mais do que a desnutrição. Em Portugal, um país em que mais de metade da população tem excesso de peso, os custos com a diabetes e morbilidade associada estimam-se em 1700 milhões de euros (um quinto do orçamento do SNS), segundo o Observatório Nacional da Diabetes (dados de 2013).

Uma efetiva prevenção da doença e promoção da saúde terá em conta um modelo ecológico de saúde, onde os indivíduos a comunidade e os governos assumam um papel ativo, pois entre a atividade clínica e o homem instalado no seu meio, há um imenso espaço de atividades em prol da saúde das populações, que compete aos indivíduos, à comunidade e ao poder politico “desenhar”, de modo a fazer face à “Epidemia do Século XXI”, como alerta a OMS, referindo-se à Obesidade – “Epidemia capaz de inverter a curva atual da esperança média de vida” .

Não havendo tempo para esgotar todos os assuntos, o Simpósio lançará um olhar acutilante sobre a alimentação, a oferta alimentar, os hábitos sociais, a atividade física e a organização das cidades, na sociedade atual: uma sociedade que carece de cuidados.

O Simpósio constitui um espaço de diálogo e de desenvolvimento do saber, um evento catalisador da comunidade científica, relacionado com o mundo abrangente e complexo da Obesidade e da Diabetes, explorando novas correntes do saber, proporcionando contactos e atualizando colaborações entre investigadores, clínicos, docentes e alunos.

Denunciando a dramática realidade que constituem as amputações realizadas no Alentejo, devido às complicações da Diabetes, o Simpósio Ibérico realiza a sua II edição, mais uma vez na pitoresca e fronteiriça Vila de Arronches – A Forte Arronches – como a cantou Camões, nos Lusíadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário