quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Autoridades alertam para roubos praticados com método do “Abraço” e cuidados a ter com Cartões Multibanco


Na sequência de algumas práticas ilícitas praticadas na região, as autoridades de ambos os lados da fronteira vêm alertando a população para tomar algumas medidas preventivas de forma a evitar o roubo.

Chamando a atenção para grupos organizados que na zona raiana com especial incidência do lado espanhol, se vêm dedicando a roubos com violência pelo método do “Abraço”.

Este método que consiste em aproximarem-se da vítima, normalmente pessoas idosas ou que circulem sozinhas, com o pretexto de lhe perguntarem alguma coisa, ou ainda fazendo-se passar por amigos de algum familiar, e pouco depois despedir-se amavelmente com agradecimentos com abraços e palmadas nas costas, momento aproveitado pelo marginal para roubar carteiras ou jóias as vítimas, não hesitando por vezes em recorrerem à intimidação e violência se necessário, caso a vitima tente resistir.   

Na sequência de diversas queixas, Agentes de la Policía Nacional espanhola, procederam em Espanha à detenção de três cidadãos romenos, dois homens e uma mulher que se dedicavam a esta prática na avenida de Portugal.

Já em Portugal a GNR - Guarda Nacional Republicana aconselha aos portadores de cartões multibanco a tomarem algumas medidas preventivas de forma a proteger sempre o cartão multibanco e os respetivos dados, não perdendo o cartão de vista aquando da sua utilização, não se abandonando nem destruindo os recibos das transações feitas com o cartão na via pública ou junto das Caixas da rede ATM.

Antes de serem destruídos documentos com assuntos financeiros, os mesmos devem ser antes conferidos cuidadosamente recibos com os extratos.



Sem comentários:

Enviar um comentário