sábado, 20 de fevereiro de 2016

Alentejo – Ministro da Agricultura inaugura sede em Veiros e esclareceu agricultores sobre medidas agro-ambientais


O ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, inaugurou na tarde deste sábado dia 20 de fevereiro , a sede da Associação de Beneficiários do Perímetro de Rega de Veiros, no concelho de Estremoz.

A cerimónia teve início às 15h00, com a receção das entidades convidadas e visita à sede da Associação, seguida do descerramento de uma placa alusiva à inauguração, e visita à estação de bombagem, barragem e perímetro de rega, que foi inaugurado em maio de 2015, que envolveu um investimento público de cerca de 25 milhões de euros, com verbas do Programa de Desenvolvimento Rural (PRODER).

O Aproveitamento Hidroagrícola de Veiros, com uma rede de rega de 15 quilómetros de extensão e capacidade para 1.114 hectares de regadio, vai beneficiar a partir da campanha deste ano, cerca de 60 agricultores dos concelhos de Estremoz e do concelho vizinho de Monforte, no distrito de Portalegre, atualmente objeto de uma agricultura marcadamente de sequeiro.

O presidente da Junta de Freguesia de Veiros, Nicolau Almeida e o presidente da Associação de Beneficiários do Perímetro de Rega de Veiros, José Nuno Pereira, agradeceram a Capoulas Santos o seu empenho no projeto de Aproveitamento Hidroagrícola de Veiros, desde o seu início.

Ainda no decorrer desta cerimónia, Capoulas Santos aproveitou para prestar alguns esclarecimentos aos agricultores presentes sobre notícias que surgiram e que considerou "sem fundamento", relacionadas com o IVA, as medidas agroambientais e os apoios aos projetos de investimentos agrícolas.

O ministro da Agricultura garantiu que vão continuar a ser pagas as medidas agroambientais e a serem apoiados os projetos de investimentos agrícolas.

"Apesar de no ano passado ter sido ultrapassado em quase 300 milhões de euros o orçamento que estava previsto para os contratos com os agricultores" para as medidas agroambientais, "o seu pagamento é sagrado", garantiu o governante.

Capoulas Santos referiu ainda que o Governo vai também continuar a apoiar os projetos de investimentos agrícolas.
Fotos: Emílio Moitas 












Sem comentários:

Enviar um comentário