terça-feira, 1 de março de 2016

Campo Maior, Elvas e Badajoz apresentam projectos e acções no âmbito da Eurocidade



Decorreu na manhã desta segunda feira dia 1 de março, no Centro de Ciência do Café de Campo Maior, a conferência de imprensa que permitiu apresentar publicamente os projetos EUROBEC, Eurocidade Badajoz-Elvas-Campo Maior e GURA, Guardiães da Raia.

Para além da criação de toda a estrutura orgânica da Eurocidade, o projeto EUROBEC vai permitir a criação de várias ações comuns, onde a participação dos cidadãos vai ser um dos pontos chave deste projeto.


Áreas como o turismo, cultura, desporto, comercio, entre outras que vão permitir a promoção destes territórios.
Foram apresentados também os projetos estruturantes no âmbito do projeto GURA no que respeita à recuperação do Património Abaluartado dos três Municípios.

A Eurocidade começa assim a ganhar a sua identidade.

O projeto GURA prevê ações sobre o património de Badajoz, Elvas e Campo Maior.

 Em Elvas, as obras vão incidir “na recuperação de parte da muralha situada junto à Avenida de São Domingos, recuperação e valorização das Muralhas Seiscentistas de Elvas, conservação e restauração do Baluarte de São Vicente e requalificação dos Quartéis da Faceira da Cisterna de Elvas”.

Em Campo Maior, o projeto GURA vai incidir, sobretudo, em requalificações na aldeia de Ouguela com a recuperação da Atalaia de São Pedro de Ouguela, recuperar as portas de madeira das fortificações de Campo Maior e Ouguela, instalar espaços museológicos nas fortificações de Campo Maior e Ouguela, recuperar a Atalia do Gato, recuperar as fortificações de Ouguela, colocar iluminação cénica na fortificação de Ouguela e colocar infraestruturas de sinalização e elementos identificativos nas fortificações de Campo Maior”.

 Para Badajoz, estão previstas três intervenções, aprimeira passa pela ligação do Baluarte de la Trinidad com a Porta Pilar, a segunda pretende recuperar o caminho coberto da Puerta del Alpendiz ao Baluarte Trinidad e a terceira pretende recuperara a ligação do Baluarte Trinidad ao adarve da Porta Trinidad”.

O EUROBEC inclui estruturas de governabilidade da Eurocidade, desenho estratégico da Eurocidade e microacções de cooperação.

No GURA está previsto um investimento de mais de seis milhões de euros, com financiamento comunitário de cerca de 75 por cento.

No EUROBEC, o investimento vai rondar os 900 mil euros, também ele com financiamento na ordem dos 75 por cento.

Sem comentários:

Enviar um comentário