sexta-feira, 8 de abril de 2016

Portalegre – Exposição mostra «Imagens de Fé»


A Diocese de Portalegre-Castelo Branco, em parceria com a Câmara Municipal de Portalegre, está a promover a exposição «Imagens de Fé – Ex-votos da Diocese e Portalegre-Castelo Branco».

Esta exposição, esta a decorrer no Museu Municipal de Portalegre, e apresenta um “conjunto significativo de ex-votos” provenientes das diversas paróquias da diocese.

Formas materializadas de petição ou de agradecimento face a situações de morte eminente por doença, calamidades ou outras, os ex-votos agora apresentados – pinturas sobre madeira e tela, muito simples, de cariz popular, quase sempre anónimas, datadas dos séculos XVIII a XX – são uma manifestação da religiosidade das populações da Diocese de Portalegre-Castelo Branco.

Do total das obras apresentadas, provenientes de várias igrejas e capelas, têm especial destaque as dedicadas ao Senhor Jesus dos Aflitos, representação da figura de Cristo muito venerada em Portalegre e seus arredores.

Esta coleção, de inestimável valor material, cultural e religioso, estará patente ao público na Sala de Exposições Temporárias do Museu Municipal de Portalegre, de 1 de abril a 26 de junho de 2016.
Foto: E. Moitas

Sem comentários:

Enviar um comentário